ACERVO FOTOGRÁFICO

MARIA FUMAÇA - Nº 250

Quem passa pelo Parque Ambiental Governador Manoel Ribas pode observar, situada junto à Casa da Memória Paraná, a “Maria Fumaça”, ou “250” como é mais carinhosamente conhecida  pelos antigos funcionários da extinta Rede Ferroviária Federal. Símbolo de progresso, a locomotiva à vapor n° “250” foi idealizada pelo engenheiro Ewaldo Krüger, que adaptou peças de uma locomotiva Mikado 2-8-2. Com a morte de Ewaldo Krüger em 1936, seu filho Germano Krüger finalizou o projeto quatro anos mais tarde.

A ARTE DA IMAGEM EM MOVIMENTO! Cine Renascença em Ponta Grossa.

O cinema, como advento cultural, surgiu em Ponta Grossa no início do século XX, num momento em que a idéia de progresso era estabelecida por acontecimentos visíveis na sociedade como a estrada de ferro, a imprensa e também as transformações urbanas, como a luz elétrica. O primeiro cinema a surgir em Ponta Grossa foi o Cine Recreio, devido a iniciativa de Augusto Canto em 1906.

PONTO AZUL - EM NOME DO PROGRESSO. o dilema entre a preservação e a renovação

A idéia do progresso, ou seja, de qualquer forma de avanço material ou cultural de uma coletividade, não raro, se bate com a questão da preservação das referências sobre o que somos ou já fomos. Enquanto de um lado se argumenta que um patrimônio antigo, à primeira vista, pode dificultar o dito progresso local; do outro se lembra que esse mesmo bem poderá vir a fazer falta no futuro, como um indicador às atuais e/ou futuras gerações.

PRAÇA BARÃO DE GUARAÚNA

As praças como monumentos urbanos, são espaços onde manifestações sociais e culturais se apresentam, construindo com isso lugares de comunicação e expressão social.

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PONTA GROSSA

          Em julho de 1907, houve o lançamento da pedra fundamental e início da construção do hospital, obra esta que foi inaugurada cinco anos depois, ocorrendo no dia 08 de dezemnbro de 1912 a solenidade oficial de inauguração do Hospital de Caridade.

Avenida Carlos Cavalcanti

          A  Avenida  General Carlos Cavalcanti, originalmente denominada   Estrada de Itaiacoca, é a principal via de acesso ao Bairro Uvaranas, o qual teve sua expansão em virtude da linha de Estrada de Ferro se estender ao longo de sua extensão.

Antigo Barracão de Cargas

         Por Volta do ano de 1896, foi construído, em madeira, O Armazém da Estrada de Ferro do Paraná, local que serviu para estocagem de diversos produtos agricolas e extrativista, sendo também depósito de materiais importados (através do Porto de Paranaguá). O imóvel foi ocupado pela Viação Férrea Paraná - Santa Catarina até janeiro de 1920, quando o armazém incendiou-se.