Treinamento para servidores visa melhorar performance do Portal de Transparência em PG

1 ano atrás em 28 de junho de 2022 às 17:09, possui 273 visualizações até o momento

por Assessoria

Transparência é um dos preceitos fundamentais na gestão pública. Em virtude disso, a Prefeitura de Ponta Grossa realizou na última semana, uma reunião com cerca de 70 servidores e gestores municipais, com o intuito de levantar dificuldades, para em breve realizar um treinamento sobre o Portal da Transparência da Prefeitura de Ponta Grossa, com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso para o cidadão. A reunião foi realizada pela Controladoria Geral do Município, em parceria com a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, através do Departamento de Informática, no auditório do Conservatório Maestro Paulino.
A prefeita Elizabeth Schmidt comenta que a gestão visa melhorar os canais de informação e de transparência da gestão. “Ainda temos o que melhorar. Porém, o avanço só será possível com trabalho e é isso que vamos fazer, treinar os servidores para adequar uma padronização quanto a disponibilização de dados no Portal da Transparência, que torne fácil para qualquer pessoa utilizar a plataforma e para ter conhecimento de como e onde são empregados os recursos públicos”, avalia.
De acordo com o controlador interno da Prefeitura, Juliano Jaronski, o Município busca identificar as mais diversas medidas que possam ser implementadas para a tornar o Portal da Transparência ainda mais acessível aos munícipes, mas também, para ser de fácil manuseio pelos servidores públicos, de modo a facilitar o lançamento de informações e tornar a Administração mais transparente. “É pelo diálogo com os mais diversos setores da Prefeitura com órgãos da sociedade civil e de fiscalização, que a Administração Pública municipal estará devidamente organizada e estruturada para manter o Portal da Transparência em pleno funcionamento, devidamente atualizado e à disposição, para consulta dos nossos cidadãos”, disse Jaronski.
Cliciane Garczarek, secretária de Administração, explica que o objetivo foi levantar as dificuldades dos servidores, que estão na linha de frente da atualização dos dados no Portal da Transparência, para oferecer uma formação que atenda os critérios exigidos pelos órgãos de controle.  “Faremos um treinamento completo para os servidores, para melhor informar a população sobre o que é público, não apenas por uma exigência da lei, mas para facilitar o acesso do cidadão”, disse.
O diretor do Departamento de Informática, Samuel Moreira, adianta que os dados levantados na reunião serão sistematizados para elaborar um treinamento no próximo semestre, ministrado em conjunto com a empresa terceirizada de tecnologia. “Faremos um plano de ação que também interpretará as instruções normativas no campo legal, juntamente com as atribuições de cada órgão e a maneira correta de utilização das ferramentas digitais. Temos a certeza que com os funcionários devidamente treinados, a performance do nosso Portal da Transparência será ainda mais assertiva e inclusiva”, finaliza Moreira.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange