Crianças menores de cinco anos devem iniciar e completar esquema de vacinação contra covid

3 meses atrás em 15 de janeiro de 2024 às 17:59, possui 268 visualizações até o momento

Ponta Grossa segue diretrizes do Ministério da Saúde e divulga novas estratégias para imunização anticovid.

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde, reforça que está adotando a nova política do Ministério da Saúde em relação à vacinação contra a covid-19. A imunização está incluída no Calendário Básico de Vacinação Infantil. Assim, o Departamento de Imunização de Ponta Grossa informa que crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos devem iniciar ou completar o esquema vacinal anticovid.

O esquema básico de vacinação para esta faixa etária consiste atualmente em três doses da vacina anticovid, com o intervalo de 28 dias entre a primeira e segunda dose, e o intervalo de 56 dias entre a segunda e a terceira dose.

Assim, conforme o cronograma, a criança pode receber a primeira dose ao completar os seis meses de idade. A segunda dose é administrada quatro semanas depois (7 meses) e a terceira dose oito semanas depois (9 meses), completando o esquema básico contra a doença.

“Todo pai, mãe e/ou responsável por criança que não iniciou ou não completou o esquema vacinal anticovid deve procurar as salas de vacina de Ponta Grossa”, reforça a coordenadora do Departamento de Imunização, Stela Godoy.

Em PG, há 21 salas de vacina em funcionamento dentro de Unidades de Saúde, além das ações do Ônibus da Vacina, que devem ser retomadas no próximo mês, agilizando a imunização no município.

Nova estratégia

Além das crianças, a nova estratégia contra a covid-19 determina que pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias) e imunocomprometidos com mais de cinco anos de idade terão direito a uma dose semestral de reforço.

A dose anticovid passa a ser anual para trabalhadores da saúde; pessoas em situação de rua; moradores e funcionários de instituições de longa permanência, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente que tenham cinco anos ou mais; entre outros. Veja abaixo a lista completa.

Além de se encaixar em um dos grupos prioritários, será preciso observar o intervalo de seis meses desde a aplicação da última dose da vacina anticovid para recebimento da dose de reforço. Já a dose anual não está condicionada à existência de esquema prévio de vacinação do paciente. De acordo com o determinado pelo Ministério da Saúde, o reforço será feito com a vacina que estiver disponível no momento para a aplicação, respeitando o recomendado da bula do imunizante.

“Nossa meta é atingir mais de 90% da população alvo com o reforço anticovid. São grupos mais vulneráveis e suscetíveis à doença. Por isso, a importância da aplicação de reforço semestral ou anual”, indica Stela Godoy. Já as pessoas que não se encaixam nos grupos prioritários não necessitam e não terão direito ao reforço semestral ou anual.

Reforço semestral da vacina anticovid

• Pessoas com 60 anos ou mais
  • Gestantes e puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias)
  • Imunocomprometidos acima de cinco anos

Reforço anual da vacina anticovid

• Trabalhadores da saúde
  • Pessoas em situação de rua
  • Pessoas com comorbidades com cinco anos ou mais
  • Pessoas com deficiência permanente com cinco anos ou mais
  • Indígenas, ribeirinhos, quilombolas com cinco anos ou mais
  • Moradores e funcionários de instituições de longa permanência
  • Pessoas privadas de liberdade, jovens cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privados de liberdade

Calendário Básico Infantil

• Crianças a partir dos 6 meses e menores de 5 anos devem iniciar ou completar o esquema básico que consiste em três doses da vacina anticovid.

Salas de vacina de Ponta Grossa em funcionamento

Alfredo Levandovski (Gralha Azul)
Antero de Mello (Rio Verde)
Antonio Russo (São José)