Iluminação Pública


O que é?

É um serviço público que tem por objetivo exclusivo prover de claridade os logradouros públicos, de forma periódica, contínua ou eventual em ruas, praças, avenidas, túneis, canteiros centrais, jardins, vias, estradas e passarelas. Inclui-se, também, nesse serviço o fornecimento destinado à iluminação de monumentos, fachadas, fontes luminosas e obras de arte de valor histórico, cultural ou ambiental, localizadas em áreas públicas e definidas.

A iluminação pública é essencial para a qualidade de vida, atuando como instrumento de cidadania.

O Custeio do Serviço de Iluminação Pública é feito através da COSIP – Contribuição Sobre Iluminação Pública.

Para que possam cobrir os gastos com a ampliação, operação, manutenção, eficientização e consumo da energia elétrica da Iluminação Pública, os municípios instituem, através de lei, a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), que é paga pelos consumidores/contribuintes do município, através da nota fiscal conta de energia elétrica. Em Ponta Grossa o nome é CIP.

Onde solicitar?

Através do telefone 156 ou na internet, através do portal 156, na página da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

Como solicitar?

Através do telefone 156 ou na internet, através do portal 156, na página da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, informando a região, nome da rua, número da casa mais próxima e/ou ponto de referência.

Órgão responsável?

Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Forma de atendimento?

Por telefone internet.

Quanto custa?

Não tem custo.

Locais de atendimento?

Através do telefone 156 ou na internet, através do portal 156, na página da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.