Ponta Grossa ganha 54% de desconto em leilão da nova iluminação pública

11 meses atrás em 11 de maio de 2023 às 16:15, possui 267 visualizações até o momento

Créditos: Ricardo Reis

Consórcio vencedor será responsável pela modernização e manutenção da iluminação pública pelos próximos 13 anos, substituindo lâmpadas convencionais por led em mais 47 mil pontos

Em um leilão com quatro concorrentes, realizado na Bolsa de Valores, em São Paulo, o consórcio Ponta Grossa-Luz venceu hoje (11) a concorrência da Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública de Ponta Grossa e concedeu desconto de 54%, sendo este o menor valor de contraprestação mensal, R$ 485.138,46. Os investimentos nessa parceria somam R$ 114 milhões.

A Prefeitura de Ponta Grossa foi representada pela prefeita Elizabeth Schmidt; pela presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani; pelo secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski; pelo secretário de Obras e Serviços Públicos, Eduardo Marques, e pelo Procurador Geral do Município, Gustavo Schemim da Matta.

“Concretizamos mais um sonho que planejamos e desenvolvemos nesses 14 meses em que estamos liderando a maior transformação desses 200 anos de história de Ponta Grossa. Nossa cidade se reinventa a cada dia e a nova e eficiente iluminação de led vai se somar a esse grande projeto de cidade. Inovar cada vez mais, modernizar e acreditar que com planejamento e trabalho, todo sonho é possível”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, explica sobre a conquista da PPP. “Hoje é um dia histórico para a cidade de Ponta Grossa. A primeira PPP do município em que conquistamos no aniversário de 200 anos da cidade. Os benefícios das lâmpadas LED vão além, com destaque para a eficiência na iluminação pública, pois vão gerar uma economia de até 44%, além de trazer mais segurança. Somos o retrato dos gestores que se dedicam que mostram que é possível construirmos uma cidade inteligente, e inclusiva”, afirma.

O Consórcio Ponta Grossa-Luz vai gerir pelos próximos 13 anos, toda a iluminação pública de Ponta Grossa, em mais 47 mil pontos, além da implantação de novos pontos de iluminação. Serão investidos cerca de R$ 114 milhões pelo parceiro privado com benefícios diretos para mais de 390 mil habitantes.

Outro aspecto importante será a iluminação especial dos pontos históricos e turísticos da cidade, com impacto na valorização do patrimônio cultural, como a Catedral de Sant’Ana, a Mansão Vila Hilda e o Monumento ao Tropeirismo e a Praça da Barão do Rio Branco.

O projeto

O Projeto de Concessão do Sistema de Iluminação Pública, na modalidade Parceria Público-Privada (PPP) foi apresentado em dezembro de 2021. Após leiloada, a iluminação pública da cidade receberá investimentos do setor privado para modernização, com conversão para LED, além da extensão de rede, contemplando áreas hoje deficientes de iluminação e zonas rurais.

Transparência

Todos os documentos e informações da PPP de Ponta Grossa estão disponíveis no site https://consultapublica.pontagrossa.pr.gov.br

Realização

A Parceria Público-Privada (PPP) para Concessão dos serviços de Iluminação Pública é liderada pela Prefeitura de Ponta Grossa através da Agência de Inovação e Desenvolvimento (Vale dos Trilhos) e comissão técnica das secretarias municipais de Infraestrutura e Planejamento, Serviços Públicos, Fazenda e Procuradoria Geral do Município.

A assessoria técnica é realizada pela Caixa Econômica Federal com apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), com coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e da Casa Civil. Os estudos contaram com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial. A modelagem deste projeto contou com a assessoria da EY e Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange