Prefeita Elizabeth assina contrato para modernizar serviço de iluminação pública em Ponta Grossa

4 meses atrás em 12 de dezembro de 2023 às 17:08, possui 155 visualizações até o momento

Contrato assinado com o Consórcio Ponta Grossa-Luz tem prazo de 13 anos e prevê a conversão de 47 mil pontos de iluminação pública para LED, além da expansão de infraestrutura

Nesta terça-feira (12), a prefeita Elizabeth assinou o contrato de concessão administrativa dos serviços de iluminação pública com o consórcio Ponta Grossa-Luz. O Conservatório Maestro Paulino foi o palco da assinatura que representou a primeira Parceria Público-Privada (PPP) realizada pela Prefeitura de Ponta Grossa.

“A assinatura deste contrato materializa o compromisso de transformar Ponta Grossa em uma cidade inteligente. Em breve, a Enel-X assumirá a manutenção, modernizando 47 mil pontos de iluminação, expandindo para mais 12 mil, instalando 15 bases cênicas em prédios históricos e tornando nossa cidade mais segura, bonita e eficiente. Este é apenas o começo de uma jornada inovadora que coloca nossa cidade em destaque global. Parabéns a todos que tornaram isso possível!”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

Na avaliação da presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, o contrato de PPP dá início a novas possibilidades. “No eixo da democratização tecnológica e inclusão digital buscamos iniciativas que ampliem o acesso à tecnologia, assim como os benefícios que a tecnologia pode trazer às pessoas. A modernização da iluminação pública é, sem dúvida, uma das mais importantes”, destaca.

O presidente da Enel X, empresa que lidera o Consórcio, falou da expectativa para os trabalhos que serão realizados na cidade. “Somos uma das maiores empresas de gestão de iluminação pública do mundo, com três milhões de pontos de iluminação em vários países. Em Ponta Grossa, vamos trazer aprendizados globais e tecnologias para tornar a cidade mais eficiente e inteligente. Estamos animados com essa parceria”, enfatiza.

O superintendente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Onofre da Luz, ressaltou que o objetivo do banco é auxiliar o município na estruturação e acompanhamento. “Vamos acompanhar mensalmente todo o desenvolvimento do projeto, visando à redução de custos e à melhoria na qualidade para que a modernização da iluminação pública de Ponta Grossa seja um sucesso”, afirma.

Em um leilão realizado na Bolsa de Valores, em São Paulo, no mês de maio, o consórcio Ponta Grossa-Luz venceu a concorrência da Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública de Ponta Grossa. Os investimentos nessa parceria somam R$ 114 milhões. O Consórcio Ponta Grossa-Luz vai gerir pelos próximos 13 anos toda a iluminação pública de Ponta Grossa, em mais 47 mil pontos, além da implantação de novos pontos de iluminação. O Projeto de Concessão do Sistema de Iluminação Pública, na modalidade Parceria Público-Privada (PPP) foi apresentado em dezembro de 2021.

A iluminação pública da cidade receberá investimentos do setor privado para modernização, com conversão para LED, além da extensão de rede, contemplando áreas hoje deficientes de iluminação.

Presenças

Participaram da assinatura a prefeita Elizabeth Schmidt, a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, o secretário municipal de Serviços Públicos, Eduardo Marques, o secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, o procurador geral do município, Gustavo Schemin da Matta, o superintendente da Rede da Caixa Econômica Federal, Gilberto Onofre da Luz, o superintendente executivo de Governo, Marques Calixto, superintendente executivo de Varejo, Leandro Henrique Faustin, o presidente da Enel-X Brasil S.A, Francisco Scroffa, o diretor do Consórcio Ponta Grossa-Luz e da B2G, Carlos Eduardo Cardoso de Souza, o representante do Banco Mundial e International Finance Corporation, Daniel Teller, além de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo.

Transparência

Todos os documentos e informações da PPP de Ponta Grossa estão disponíveis no site https://consultapublica.pontagrossa.pr.gov.br

Realização

A Parceria Público-Privada (PPP) para Concessão dos serviços de Iluminação Pública é liderada pela Prefeitura de Ponta Grossa através da Agência de Inovação e Desenvolvimento (Vale dos Trilhos) e comissão técnica das secretarias municipais de Infraestrutura e Planejamento, Serviços Públicos, Fazenda e Procuradoria Geral do Município.

A assessoria técnica é realizada pela Caixa Econômica Federal com apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), com coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e da Casa Civil. Os estudos contaram com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial. A modelagem deste projeto contou com a assessoria da EY e Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange