Conselheiros tutelares são empossados para gestão 2024/2027

3 meses atrás em 10 de janeiro de 2024 às 17:48, possui 127 visualizações até o momento

Devido a grande quantidade de atendimentos em 2024, estrutura do Conselho Tutelar será ampliada com mais uma unidade

A Prefeitura de Ponta Grossa e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizaram nesta quarta-feira (10), na Câmara Municipal, a cerimônia de posse dos novos membros dos Conselhos Tutelares para o quadriênio 2024/2027. Em Ponta Grossa, 32 Conselheiros foram eleitos, sendo 15 titulares e 17 suplentes.

A prefeita Elizabeth Schmidt deu as boas-vindas aos conselheiros tutelares empossados, destacando que a partir desta data eles terão uma grande responsabilidade nas mãos, sendo guardiões dos direitos das crianças e adolescentes da cidade de Ponta Grossa.

“Preservar as crianças e adolescentes da violência – de qualquer tipo – e de todos os riscos sociais, é uma obrigação de toda pessoa. Tanto quanto a de garantir acesso à Educação, ao lazer, à alimentação adequada e às oportunidades de evolução. Vivemos numa cidade maior, melhor e cada vez mais humana. Queremos viver numa cidade também mais justa e cada vez mais segura. Para todos”, disse.

Dados recentes de Ponta Grossa contabilizam, em 2023, mais de 40 mil atendimentos pelas três unidades de Conselhos Tutelares, sendo casos de violência contra crianças e adolescentes, bem como outras situações de direitos violados.

A secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Denise Belo, comenta que, atualmente, o Conselho Tutelar de Ponta Grossa é dividido em três polos regionais que funcionam nas áreas leste, oeste e norte, com a atuação de cinco conselheiros por unidade, mas que – para este ano – o atendimento será ampliado.

“Foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente a implantação do 4º Conselho Tutelar, o Conselho Tutelar Sul, que já está em fase de estudo para sua execução ainda no primeiro trimestre de 2024”, adianta Tatyana.

A presidente do CMDCA, Mônica Mongruel, destaca que Ponta Grossa vivencia um momento muito importante, com a posse dos Conselheiros Tutelares, alicerçado pela união e parceria do grupo de profissionais empossados. Segundo ela, este relacionamento fortalecido só tem a engrandecer a política de atenção à criança e ao adolescente.

“Temos hoje uma equipe melhor preparada, pois o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ampliou a fase de formação, passando de 40 para 180 horas de curso. Temos um grupo de conselheiros tutelares unidos e capacitados para promover a garantia de prioridade absoluta a todas as crianças e adolescentes de Ponta Grossa”, finaliza Mônica.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange