Projeto “Dona de Mim” é finalista do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor

2 meses atrás em 28 de fevereiro de 2024 às 16:55, possui 61 visualizações até o momento

Iniciativa focada na emancipação das mulheres vítimas de violência doméstica conquista lugar entre os três finalistas do estado do Paraná na categoria Inclusão Produtiva

Nesta semana, a Prefeitura de Ponta Grossa apresentou e defendeu o Projeto “Dona de Mim”, um dos finalistas do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor. O projeto conquistou seu lugar entre os três finalistas do estado do Paraná na categoria Inclusão Produtiva. Em uma etapa de avaliação, os três projetos finalistas foram apresentados, destacando sua relevância e defendendo os motivos pelos quais merecem ser reconhecidos como o grande vencedor da categoria.

“Temos o orgulho de ver o Projeto ‘Dona de Mim’ alcançando esta importante posição no Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor. Independentemente do desfecho, estamos cientes do significativo impacto que esta iniciativa tem na vida das mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo-lhes oportunidades reais de emancipação e resgate de sua essência feminina”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani, também enfatizou a importância do projeto e seu alinhamento com os princípios fundamentais da Lei Maria da Penha.

“O Projeto ‘Dona de Mim’ é um instrumento crucial para promover a emancipação das mulheres por meio do empreendedorismo, permitindo quebrar o ciclo de violência e oferecer oportunidades concretas para viverem sem medo e com dignidade”, afirmou Tônia Mansani.

O resultado final do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor será anunciado em uma cerimônia a ser realizada em Curitiba, no dia 18 de abril, onde serão reconhecidas as melhores práticas de gestão municipal em prol do empreendedorismo e do desenvolvimento socioeconômico.

O “Dona de Mim” é uma iniciativa da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, com o apoio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública através do Programa Mulher Mais Segura PG e da Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social, por meio da Casa da Mulher.

De acordo com a secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Belo, a grande estratégia do projeto ‘Dona de Mim’ é a articulação em rede. Segundo ela, por muitas vezes a mulher é vista pelo serviço da Casa da Mulher, por exemplo, em relação à violência que ela sofreu e o Programa avança o processo de acolhimento, possibilitando a emancipação, por meio do empreendedorismo, para que alcance a sua autonomia.

“Juntamente com outros serviços oferecidos pela Prefeitura da área social e de segurança, o ‘Dona de Mim’ atende a mulher em sua integridade, em todas as suas necessidades e vulnerabilidades, visando à superação”, disse Tatyana.

O QUE É O PROJETO “DONA DE MIM”

O Projeto “Dona de Mim” tem como foco promover a emancipação das mulheres através do empreendedorismo, possibilitando romper o ciclo de violência contra a mulher. Em conformidade com o artigo 2º da Lei Maria da Penha, que assegura a todas as mulheres o direito fundamental de viver sem violência, o projeto busca empoderar as vítimas de violência doméstica, oferecendo-lhes oportunidades de geração de emprego e renda, bem como promovendo o resgate de sua essência feminina.

COMO FUNCIONA

As inscrições para participar do projeto podem ser feitas na Sala do Empreendedor, por meio do formulário online disponível no site oficial da Prefeitura de Ponta Grossa ou presencialmente na Casa da Mulher.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange