Prefeitura de Ponta Grossa lança iniciativa para reforçar segurança viária da cidade

1 mês atrás em 20 de março de 2024 às 18:08, possui 118 visualizações até o momento

Nova tecnologia utiliza inteligência artificial para alertar condutores sobre perigos no trânsito em vias íngremes e com visibilidade limitada.

Nesta quarta-feira (20), durante o Smart City Expo Curitiba, a Prefeitura de Ponta Grossa anunciou a implantação do ‘Tavino’, um dispositivo para melhorar a segurança viária da cidade. O ‘Tavino’ foi desenvolvido para alertar condutores sobre situações de perigo no trânsito, como a aproximação de cruzamentos ou áreas com visibilidade limitada.

Com o apoio da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa e do ecossistema de governança Vale dos Trilhos, a presidente da agência, Tônia Mansani, destaca o papel da ferramenta na transformação de Ponta Grossa em uma cidade inteligente.

“Esta iniciativa demonstra o nosso compromisso em utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos em todas as áreas, incluindo o trânsito. O ‘Tavino’ é um exemplo claro de como a inovação pode ser aplicada para tornar nossa cidade mais segura, conectada e eficiente”, explica.

O ‘Tavino’ consiste em um totem que será implantado para fase de testes no mês de abril na esquina das ruas Coronel Dulcídio e General Osório. “O local foi escolhido devido ao fluxo de veículos, à dificuldade de visibilidade dos condutores no local e pelos acidentes que ali já ocorreram. Em comum acordo com o desenvolvedor do equipamento, verificou-se que pelo fluxo de veículos nestas duas vias o local seria o mais apropriado para os testes deste equipamento”, explica Juarez Alves, diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego da cidade.

O ‘Tavino’ foi idealizado por Alexsandro Montanha, da SeeBot Soluções Inteligentes. Segundo ele, o dispositivo funciona como um sistema de sinalização inteligente, utilizando inteligência artificial para monitorar as vias e alertar os condutores sobre possíveis perigos. “Ao detectar a presença de veículos em áreas de risco, o dispositivo emite alertas visuais e sonoros, proporcionando uma condução mais segura para todos os usuários da via. Além disso, o ‘Tavino’ registra e transmite dados em tempo real, funcionando como um hub de Internet das Coisas (IoT) e possibilitando a integração de diversos dispositivos inteligentes”, finaliza.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange