Prefeitura inaugura CMEI e homenageia jovem professora no ‘Campos Elíseos’

1 semana atrás em 7 de maio de 2024 às 18:45, possui 130 visualizações até o momento

Novo CMEI, que começou a funcionar em fevereiro deste ano, atendendo cerca de 50 alunos, recebe o nome da professora Vanessa Kubaski Maciel, falecida em acidente em 2023.

A Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou nesta terça (07) o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Vanessa Kubaski Maciel, localizado no residencial Campos Elíseos, no bairro Contorno. O novo CMEI, construído como contrapartida por meio de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e equipado pelo Município, atende atualmente cerca de 50 alunos e será ampliado.

O CMEI representa a 69ª unidade de Educação Infantil do Município. A obra foi realizada pela Construtora Prestes, como medida mitigadora pela construção do condomínio Vista Santa Paula. O investimento da Prefeitura foi de R$ 120 mil em equipamentos, materiais pedagógicos e brinquedos, entre outros, além da cessão do terreno. As crianças são atendidas por sete servidoras, em tempo integral.

A prefeita Elizabeth Schmidt declarou que a Prefeitura está entregando 1,5 mil vagas em novas unidades para a Educação Infantil e que o investimento em parceria com a iniciativa privada é reflexo de uma gestão dinâmica e inteligente. Ela também anunciou a ampliação de 100% da capacidade do CMEI.

“Nós buscamos investimentos com eficácia, de diversas formas, para viabilizar a infraestrutura necessária para a população. Grandes empreendimentos são importantes, porém geram demandas que precisam ser supridas pelo município. Assim, esta obra é uma forma inovadora de investir em parceria com a iniciativa privada, beneficiando toda a comunidade”, considera a prefeita.

Elizabeth também destacou a qualidade do atendimento oferecido pela Prefeitura e homenageou a professora Vanessa, que agora nomina o CMEI. “Neste momento são 50 famílias tranquilas com uma educação de primeira linha, com aulas de inglês, alimentação saudável, carinho e oportunidades de aprendizado. Além disso, estão sob o nome de uma professora extremamente dedicada e que atuava com amor pela sua profissão e seus estudantes”, disse a prefeita.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, destacou o crescimento da Rede Municipal de Ensino. “Estamos ampliando nosso atendimento e chegando a mais crianças, seja pela construção de novas unidades, seja também pela otimização das vagas disponíveis, sempre com ensino de qualidade, alimentação adequada e ações que preparam nossas crianças para uma vida escolar saudável, feliz e produtiva”, acrescenta Simone.

Homenagem a Vanessa

Vanessa, com 37 anos, faleceu junto a seu filho Pedro (07), quando o automóvel em que estavam foi atingido por um caminhão durante um congestionamento na BR-376, próximo ao Distrito Industrial, em 06 de abril de 2023. Ela era professora da Rede Municipal de Ensino desde 2009 e atuava como diretora da Escola Municipal Aristeu Costa Pinto, na Ronda, sendo considerada excelente profissional. O falecimento repentino da promissora docente e de seu filho gerou grande comoção, especialmente entre os profissionais do magistério.

Lauro, pai de Vanessa, instala na parede a foto da patronesse

Lauro Costa Maciel, pai de Vanessa, se emocionou durante a homenagem e agradeceu a iniciativa da Prefeitura. “A família recebeu com muita alegria a notícia de que a Vanessa seria presenteada com seu nome em um CMEI. Fiquei alegre pelo reconhecimento que ela teve pela Prefeitura, pela nossa prefeita, pelo que ela representa. Ela era uma pessoa ímpar, que se dedicava 100% a sua profissão, ela fazia a diferença”, conta o pai.

Obra

A contrapartida da construtora consistiu na construção de duas salas de aula, além de banheiros, secretaria, cozinha, lavanderia, depósitos de materiais de limpeza e de alimentos, além de banheiros para os funcionários. A Prefeitura realizou R$ 120 mil em investimentos para a aquisição dos materiais e equipamentos necessários ao funcionamento da unidade escolar.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange