Prefeitura faz visita técnica no primeiro Condomínio do Idoso do Paraná, em Jaguariaíva

2 meses atrás em 16 de fevereiro de 2024 às 17:34, possui 146 visualizações até o momento

Membros do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa também conheceram o empreendimento.

Nesta sexta-feira (16), servidores municipais e membros do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa estiveram em Jaguariaíva para uma visita técnica à primeira experiência de condomínio para idosos do estado do Paraná.

Em Ponta Grossa, o Condomínio Viver Mais Paraná, localizado no bairro Cará-Cará, nos mesmos moldes, entrará em funcionamento ainda em 2024. Ele é oriundo da parceria do Governo do Estado, por meio da Cohapar e da Prefeitura, pela Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social.

A comitiva ponta-grossense foi recepcionada pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social de Jaguariaíva. Para o superintendente de Habitação de Ponta Grossa, João Horst, o momento foi oportuno para sanar dúvidas sobre o funcionamento do equipamento que está em atividade desde 2020 e que conta com 40 residências, visto que Ponta Grossa fará a inauguração de seu Condomínio ainda neste ano.

O empreendimento de Jaguariaíva é composto por 40 unidades, que atendem idosos acima de 60 anos, com renda de 1 a 6 salários mínimos, cadastrados na Cohapar e Secretaria Municipal de Habitação.

Horst comenta que a visita ao condomínio mostra as necessidades do acompanhamento pós-implantação do empreendimento, considerando o atendimento para as pessoas idosas que residirem no local.

“Conforme termo de cooperação firmado entre o Estado e o Município, a responsabilidade do gerenciamento das ações fica por conta do órgão municipal, como saúde, assistência social, segurança e manutenção, que são itens essenciais para o desenvolvimento e bem-estar dos moradores”, diz.

“A visita nos mostra pontos positivos, mas também fatores que requerem atenção no condomínio, para que se possa planejar com antecedência e implantar medidas mitigadoras a fim de evitar e minimizar possíveis contratempos no local e desentendimentos entre os moradores e a gestão”, relata o superintendente.

Condomínio Viver Mais Paraná

Em Ponta Grossa, o empreendimento habitacional destinado a pessoas idosas conta com investimentos de mais de R$ 4 milhões do tesouro estadual. Localizado no Cará-Cará, tem a previsão de ser inaugurado no segundo semestre deste ano e contará também com 40 moradias.

O empreendimento será lançado como modalidade de aluguel social, pelo qual os moradores selecionados terão um custo mensal de 15% do salário mínimo. Toda a manutenção do Condomínio ficará a cargo do Município, aos moldes de Jaguariaíva.

Ponta Grossa será o primeiro condomínio que contará com uma piscina aquecida para a prática de hidroginástica, bem como os futuros moradores terão acesso à academia, biblioteca, sala de informática e ambulatório básico.

Os interessados em morar no Condomínio Viver Mais Paraná devem estar cadastrados na base de dados da Cohapar, do Governo do Estado, mas a indicação poderá acontecer a partir da Superintendência de Habitação, da Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social.

Critérios para morar no Condomínio Viver Mais Paraná:
– Ter acima de 60 anos, casal ou monoparental
– Renda de 1 a 6 salários mínimos comprovados
– Não pode ter dependentes residindo junto ao imóvel
– Não permite animais domésticos

Galeria de fotos: