Ação reúne mais de 60 agentes da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública.
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, iniciou, nesta sexta-feira (29), um mutirão de doação de sangue em parceria com o Hemonúcleo de Ponta Grossa. A atividade, promovida pelo Departamento de Cidadania da pasta, integra mais de 60 servidores da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária.
“A realização de ações como essa é de extrema importância e reforça o espírito solidário dos nossos servidores e a relevância desse tipo de iniciativa. Por isso, aproveito o ensejo para também convocar a nossa população para que entre em contato com o nosso Hemonúcleo e faça parte deste ato de amor ao próximo”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
Segundo o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, mais de 60 agentes integram o mutirão. “Nossa missão é proteger vidas e, por meio dessa parceria com o Hemonúcleo de Ponta Grossa, podemos contribuir ainda mais com a população”, afirma o secretário. Ele também aponta que, além do mutirão, que se estenderá até sábado, a secretaria contribui de forma rotineira por meio de doações espontâneas dos agentes.
“Diversos dos nossos servidores são doadores recorrentes do Hemonúcleo, demonstrando um grande compromisso em fazer a diferença na vida do próximo e reforçando, assim, uma corrente de solidariedade muito importante para todos nós”, completa.
Segundo a diretora do Departamento de Cidadania da secretaria, Keila Rocha, a adesão dos agentes tem sido muito positiva. “Todos os agentes têm sido muito receptivos para participar do mutirão, o que nos permitiu reunir um número relevante de doadores para integrar essa ação, além dos que já realizaram a doação nas últimas semanas”, aponta.
Para a coordenadora do Hemonúcleo, Fabíola Viola Tonon Alves, a parceria com a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública busca incentivar a adesão de novos doadores recorrentes. Neste sábado, guardas municipais que participam do Curso de Formação da GCM serão integrados ao mutirão, fortalecendo ainda mais a iniciativa.
“Amanhã será um dia de uma ação especial, voltada exatamente para eles. O Hemonúcleo não tem o hábito de abrir aos sábados, mas a gente desenvolveu essa atitude, e toda a equipe, muito solidária aqui no Hemonúcleo, vai fazer esse extra para que possamos semear os doadores do futuro, que sejam voluntários e periódicos. Que amanhã seja apenas o primeiro gatilho, o primeiro passo para serem esses doadores que tanto buscamos”, finaliza.
Quem pode doar?
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), podem doar sangue pessoas que tenham idade entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal) e que pesem, no mínimo, 51 quilos, em boas condições de saúde. A doação pode ser agendada diretamente pelo site da Secretaria de Estado da Saúde.
Mais informações
Hemonúcleo de Ponta Grossa
Endereço: Rua General Osório, 427 – Centro
Telefone: (42) 3223-1616.