Com asfalto e ‘paver’, Ponta Grossa dá fim a um século sem pavimentação

15 horas atrás em 24 de outubro de 2025 às 17:49, possui 47 visualizações até o momento

Comunidades muito antigas, como as vilas Elvira, 26 de Outubro e Coronel Cláudio, em Ponta Grossa, estão sendo testemunhas de um evento histórico. Ruas com mais de um século de existência e que eram consideradas “muito difíceis” estão finalmente recebendo a tão esperada pavimentação, que está sendo feita de duas formas: com asfalto ou com blocos de concreto – os chamados ‘pavers’.

A técnica chama a atenção dos moradores pela mudança visual. Para além da questão estética, os pequenos blocos de concreto intertravados são a solução mais indicada para pavimentar as famosas subidas e descidas de algumas regiões da cidade, cheia de vales, como na região onde está o arroio Olarias. Na explicação técnica, o rolo compactador de asfalto não atinge a eficiência necessária para garantir uma boa vida útil ao pavimento nessas rampas acentuadas; por isso, a opção pelos pavers é a mais adequada.

Trabalhador realiza acabamento na Rua Afonso Arinos, pavimentada com pavers de concreto.

A prefeita Elizabeth Schmidt conta que o objetivo é a melhoria de todas as ruas do município. “Durante todos esses anos, ruas como estas foram ignoradas e nunca tivemos uma solução planejada, consistente e definitiva para esses locais, apenas ações paliativas. Nosso compromisso sempre foi o de acabar definitivamente com a falta de pavimentação, independentemente do nível de dificuldade. Por isso, nossas equipes buscaram as soluções técnicas adequadas e estamos enfrentando esta questão de verdade e com planejamento”, diz a prefeita.

Em obras

As vilas 26 de Outubro, Elvira e Coronel Cláudio são testemunhas do sucesso dessa mistura de técnicas para melhorar as ruas da cidade. Na 26 de Outubro, a Rua Afonso Arinos é uma forte rampa que já está sendo finalizada com os blocos de concreto. A obra foi aprovada pela dona Iracema da Silva de Oliveira. “Até pouco tempo era muito banhado, barro, a gente escorregava, era difícil. Mas agora está muito bom descer por aqui e subir também. Eu até mudei meu caminho, agora eu subo por esta rua aqui, a Afonso Arinos”, conta ela, que mora no local há mais de 60 anos e somente agora está usufruindo do benefício de uma boa rua. Ao lado desta via está a Rua República Dominicana, localizada em terreno plano e que foi pavimentada com asfalto. Outra rua sendo pavimentada na ‘26’ é a César Burlamaqui.

Rua Afonso Arinos, na Vila 26 de Outubro, recebe a pavimentação com pavers de concreto.

Próximo dali, na Vila Elvira, também estão sendo realizadas as ruas Alagoas, André Mulaski, César Burlamaqui, Cesário Alvim, Curitiba, Domício da Gama, Francisco Fajardo e Theodoro Kluppel. O conjunto de ruas soma 1.414 metros e investimento de R$ 3 milhões.

Já na Vila Coronel Cláudio estão em obras outras 15 ruas: Alberto Ansbach, Enfermeiro Paulino, Dário Veloso, Wenceslau Braz, Teófilo Cunha, Humberto de Campos, José de Azevedo Macedo, Afonso Camargo, Benjamin Franklin, Bento do Amaral, Bonifácio Ribas, Guilherme Voigt, João Moreira Garcez, Teixeira de Macedo e Vereador João Abraão Maia, somando 5.779 metros e investimento de R$ 2,2 milhões.

À esquerda a Rua República Dominicana, asfaltada, e à direita, a Afonso Arinos, pavimentada com pavers.

Por Rodrigo Kwiatkowski da Silva. Fotos: Henry Milléo.


Galeria de fotos:


Acessar o conteúdo