Grupo “Para Mim, Com Amor” promove fortalecimento e autocuidado das mulheres atendidas pelo CREAS

1 hora atrás em 24 de outubro de 2025 às 09:44, possui 28 visualizações até o momento

Grupo “Para Mim, Com Amor” promove fortalecimento e autocuidado das mulheres atendidas pelo CREAS

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Assistência Social (FASPG), realiza semanalmente o grupo “Para Mim, Com Amor”, uma iniciativa de fortalecimento de vínculos voltada a mulheres que tiveram seus direitos violados e são acompanhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS I).

Os encontros acontecem todas as terças, a partir das 14h, no CREAS I (Rua Dr. Colares, nº 320 – Centro), e reúnem atividades voltadas ao autoconhecimento, autocuidado e empoderamento feminino. Por meio de práticas como yoga, meditação, dança e mobilidade, as participantes são convidadas a reconectar-se com o próprio corpo e a desenvolver estratégias de regulação emocional e fortalecimento pessoal.

O ambiente é acolhedor e pensado especialmente para o bem-estar das mulheres. Além das práticas corporais, os encontros contam com rodas de conversa, café e momentos de convivência, promovendo escuta, diálogo e apoio mútuo entre as participantes.

Na última terça-feira (21), por exemplo, o grupo realizou uma atividade especial sobre a saúde da mulher, em alusão à campanha Outubro Rosa, unindo exercícios de yoga e um bate-papo sobre prevenção e autocuidado.

Atualmente, o grupo reúne cerca de dez mulheres por semana, mas a intenção é aumentar o quantitativo. Uma das iniciativas será alterar o horário dos encontros, a partir de novembro, para o período da manhã: com início agendado para 9h.

Para participar do grupo, é necessário estar em acompanhamento pelo CREAS ou pela Casa da Mulher Brasileira. Caso a interessada se enquadre nesses critérios ou queira mais informações sobre este serviço da Prefeitura de Ponta Grossa, basta entrar em contato pelo telefone do CREAS: (42) 3220-1065 – Ramal 2076.

A presidente da FASPG, Tatyana Belo, explica que o grupo representa uma das ações mais humanas e transformadoras do serviço de proteção social especial. “Muitas mulheres chegam ao CREAS em momentos de grande fragilidade. O ‘Para Mim, Com Amor’ é um espaço onde elas podem respirar, se fortalecer e redescobrir o próprio valor. Cuidar da saúde emocional e física é parte essencial da reconstrução da autonomia e da autoestima”, comenta.


Galeria de fotos:


Acessar o conteúdo