Gestantes com 28 semanas ou mais poderão procurar as Unidades de Saúde com sala de vacina para receber a imunização
Na manhã desta sexta-feira (5), a Prefeitura de Ponta Grossa definiu os detalhes sobre o início da vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causa de doenças como a bronquiolite em bebês recém-nascidos. A partir de terça-feira (9), gestantes com 28 semanas ou mais de gravidez poderão procurar qualquer uma das 24 Unidades de Saúde com sala de vacina, além do Centro Vacina PG (na rua Augusto Ribas), para receber a imunização.
“Nossas equipes estão preparadas para que, no momento em que as doses enviadas pela Sesa cheguem à Ponta Grossa, possamos realizar todos os trâmites necessários e dar início à vacinação. Sabemos da importância dessa imunização para as gestantes e, desde já, convocamos as mães a se vacinarem, fazendo esse gesto de amor e prevenção aos seus filhos”, destaca Liliam Brandalise, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Para receber a vacina, as gestantes devem apresentar um documento com foto, o cartão da gestante e a carteira de vacinação. O objetivo é proteger o recém-nascido especialmente nos primeiros seis meses de vida, período de maior vulnerabilidade para doenças graves causadas pelo VSR – como bronquiolite e pneumonia. Ao ser vacinada, a gestante transfere anticorpos ao bebê pela placenta, reduzindo o risco de infecções graves e complicações respiratórias.
Bronquiolite
A bronquiolite é uma infecção respiratória aguda que atinge principalmente crianças menores de 2 anos e idosos. A doença provoca inflamação nos bronquíolos — pequenas vias aéreas que conduzem o ar até os alvéolos — causando dificuldade para respirar, chiado no peito e, em casos graves, risco de morte.
Os sintomas costumam surgir de forma gradual, até seis dias após o contato com o vírus. Entre os sinais mais comuns estão obstrução nasal, coriza clara, tosse, febre, respiração acelerada e ‘chiado’ no peito.