Uma semana após o início da vacinação, a Prefeitura de Ponta Grossa avança na imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) – principal causa da bronquiolite em bebês recém-nascidos. Nesta quarta-feira (17), o Município alcançou a marca de 500 doses aplicadas em gestantes com 28 semanas ou mais de gravidez.
A imunização está disponível em todas as 24 Unidades de Saúde com sala de vacina, além do Centro Vacina PG (localizado na rua Augusto Ribas). Além destes locais, equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizaram, também nesta quarta, uma ação de conscientização e vacinação no Centro Municipal da Mulher (CMM) e nas Unidades Clyceu de Macedo e Nilton de Castro; a iniciativa está sendo repetida nesta quinta-feira (18) no CMM e também na Unidade Aurélio Grott – Jardim Los Angeles.
“Nossas equipes seguem mobilizadas para garantir o acesso das gestantes à vacina, que é fundamental para proteger os bebês nos primeiros meses de vida. Além de disponibilizar a vacina, estamos trabalhando para levar esta informação e conscientizar as mulheres sobre a importância desta imunização”, destaca a presidente da FMS, Liliam Brandalise; agora disponível de forma gratuita pelo SUS, a vacina VSR chega a custar, em média, R$ 1,6 mil na rede particular.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto, cartão da gestante e carteira de vacinação. A imunização permite a transferência de anticorpos da mãe para o bebê por meio da placenta, reduzindo o risco de formas graves de doenças respiratórias, como bronquiolite e pneumonia, especialmente nos primeiros seis meses de vida.
Bronquiolite
A bronquiolite é uma infecção respiratória aguda que afeta principalmente crianças menores de 2 anos e idosos. Provoca inflamação nos bronquíolos, causando dificuldade para respirar, chiado no peito e, em casos graves, risco de morte. Os sintomas costumam surgir até seis dias após o contato com o vírus e incluem coriza, tosse, febre, respiração acelerada e chiado no peito.

