Campos Gerais aposta em circuitos de caminhada para desenvolver o turismo

6 meses atrás em 28 de julho de 2022 às 16:39, possui 322 visualizações até o momento

Gestores da área do turismo discutem propostas para a consolidação de roteiros para o setor

Gestores da área do Turismo discutiram em Ponta Grossa a criação de novos roteiros de caminhada na natureza para fomentar a circulação turística e consolidar esse tipo de evento  junto aos visitantes dos Campos Gerais. Profissionais da região estiveram reunidos na Estação Saudade para debater o tema e estimular a criação destes eventos – um deles ocorrerá no próximo domingo (31), em Piraí do Sul.

O encontro de gestores do Turismo ocorre mensalmente entre representantes dos Campos Gerais, com a finalidade de discutir ideias, trocar experiências e desenvolver o setor em cada um dos municípios, de maneira integrada – a cada mês em uma cidade nova. Na última semana foi a vez de Ponta Grossa, onde a criação de novos roteiros de caminhadas na natureza foi discutida como uma das propostas para incrementar o turismo na região.

A proposta é que os municípios observem seu potencial e criem eventos que possam tornar-se roteiros permanentes, prevendo logística, organização, sinalização, interação com a comunidade, segurança, oportunidades para o comércio e produtores locais, entre outros itens que atraiam os turistas.

Luciane Curtes, gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) Paraná, anota que o movimento formado por grupos de caminhantes se organiza por meio da plataforma Ecobooking.com.br, onde pode ser encontrada toda a agenda de eventos. Devido a esse interesse, o IDR se dedica a apoiar projetos para que as pessoas se interessem pela área rural e façam turismo, visitando as propriedades e adquirindo produtos. “A ideia é aproveitar esse potencial e explorar de uma forma bacana esses trechos no meio rural, por meio da organização de agricultores familiares, associações, cooperativas, onde se possa servir um café da manhã, almoço, oferecendo apoio aos caminhantes”, exemplifica Luciane.

Para o secretário de Turismo de Ponta Grossa, Paulo Stachowiak, os encontros estimulam a rede de relacionamentos entre os municípios da região, expandindo e interligando ações. “Com o desenvolvimento das individualidades de cada município, nestes encontros essas ideias podem se cruzar. Ponta Grossa pode ser base para saída para outros atrativos da região”, demonstra Paulo, indicando que o cicloturismo e outros circuitos, como os de caminhada, podem se unir e “formar um só”.

Encontro de gestores

O trabalho é desenvolvido em parceria entre as Secretarias Municipais de Turismo, Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur) e apoio da Fecomércio. Representantes de várias cidades dos Campos Gerais participaram das atividades do mês de julho, que começaram na Estação Saudade, contemplaram visitas técnicas à Estação Arte, Adega Porto Brazos, Recanto das Curucacas e furnas de Passo do Pupo, em Itaiacoca.

Piraí do Sul realiza a sua 6ª Caminhada Internacional na Natureza no domingo

Piraí do Sul é uma das cidades dos Campos Gerais que já possui experiência em eventos de caminhada de grande porte. No próximo dia 31 de julho o município realiza a 6ª Caminhada Internacional da Natureza – Circuito Serra das Pedras, em trajeto de até 16 quilômetros entre a Floresta Nacional de Piraí do Sul e o bosque de Nossa Senhora das Brotas. A saída será às 8 horas, tendo 1 Kg de alimento como ingresso, com acesso pela PR 151. Cada caminhante ou família pode fazer todo ou parte do trajeto, que terá pontos de apoio e transporte de retorno. Em 2019 o passeio recebeu mais de 600 pessoas. Também há opção de adquirir no site do evento café da manhã servido por membros da comunidade quilombola Família Xavier.

Cinara de Souza, secretária de Turismo de Piraí do Sul, entende que o momento é “perfeito” para a criação destes roteiros. “Agora está em alta o turismo de aventura e de contato com a natureza. Esta caminhada pode ser feita no seu tempo, aproveitando os pontos de contemplação. É muito importante essa parada, esse encontro consigo, faz muito bem para o ser humano. As pessoas vão ganhar muito”, estimula a secretária. As inscrições e compras podem ser feitas em https://www.ecobooking.com.br/site3/destinoEventoSimples.php?Xeven=4kpkixxuwil4j1ardhy8


Galeria de fotos:


Secured By miniOrange