CAPS-AD completa 20 anos de atendimento em Ponta Grossa

1 semana atrás em 25 de abril de 2024 às 16:28, possui 279 visualizações até o momento

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), que atende pacientes com transtornos decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, está completando nesta semana 20 anos de atividades em Ponta Grossa. Nesta quinta-feira (25), uma solenidade realizada pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Saúde, comemorou a data. O evento contou com a presença dos profissionais que atuam na unidade, bem como dos pacientes.

A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Priscila Degraf, destacou a importância do trabalho realizado pelo CAPS no atendimento a pacientes com transtorno psicossocial. “Estamos felizes em comemorar os 20 anos de atuação do CAPS AD em Ponta Grossa. Trata-se de uma estrutura importantíssima em que profissionais atuam com dedicação ao que fazem. Um trabalho feito de forma humanizada em uma área fundamental para a vida das pessoas”, afirmou.

A unidade do CAPS-AD está localizada atualmente ao lado do Terminal de Uvaranas. No entanto, o início do trabalho em abril de 2004 foi em um imóvel na região da Nova Rússia, cedido pelo Ministério da Agricultura à Prefeitura de Ponta Grossa.

A equipe era composta por quatro técnicos de nível superior, um médico psiquiatra, um técnico de enfermagem, um administrativo e uma zeladoria. Com o passar dos anos e o aumento das demandas, a estrutura foi ampliada, bem como as equipes para atendimento.

Em outubro de 2022, o CAPS-AD passou a atuar durante 24 horas, com o atendimento de 300 pacientes por mês. Durante estes 20 anos aproximadamente 8 mil pessoas foram atendidas pela unidade em Ponta Grossa.

Os atendimentos da unidade visam a reabilitação psicossocial e ocorrem por meio de trabalhos em grupo, oficinas, atividades externas, atividades de trabalho e geração de renda, protagonismo social, consultas médicas e atendimento às famílias.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange