Hackday Govtech reunirá 12 equipes em atividade no sábado

1 ano atrás em 1 de setembro de 2022 às 17:09, possui 130 visualizações até o momento

Maratona busca o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para a gestão pública

Ao todo, 12 equipes estão inscritas para o Hackday Govtech, que acontecerá no sábado (3), no Centro de Convivência da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, a Governança de Educação do Vale dos Trilhos e Sebrae, será um dia voltado para que acadêmicos, pesquisadores, empreendedores, professores e pessoas interessadas possam se reunir de forma colaborativa para desenvolver ideias e projetos inovadores para a gestão pública.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, explica que o desafio das equipes inscritas será pensar em possibilidades para aumentar a participação popular nos processos de consulta pública, com o objetivo de auxiliar a administração pública na identificação de necessidades e prioridades para o próximo ano. “Este desafio foi pensado porque a participação popular é extremamente relevante para compreensão das demandas da comunidade, e, auxilia a administração pública a definir prioridades para o ano seguinte”, frisa.

O Hackday Govtech é uma maratona que reúne programadores, desenvolvedores e inventores para criar projetos que transformem desafios do setor público em soluções digitais. A proposta é que os participantes apresentem soluções inovadoras para a gestão pública. No evento, eles terão a oportunidade de organizar e desenvolver seus projetos com suporte de mentorias e deverão apresentá-los para banca de especialistas. Conforme Tônia, o objetivo é, também, fomentar a pesquisa e experiência tecnológica, a inovação e o entretenimento digital, por meio de experimentos ou projetos, buscando o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para a gestão pública.

“O Hackday Govtech é um marco para Ponta Grossa, pois estamos ‘abrindo’ o tema ‘governo’ para que estudantes e a comunidade em geral possam pensar em soluções governamentais e apresentá-las ao público interessado. Sebrae Paraná, Prefeitura e demais atores estão pensando juntos ações que visam a geração de negócios e, consequentemente, a melhoria de emprego e renda”, afirma a consultora do Sebrae Paraná, Thaise Amaral.

Ao final da tarde do sábado haverá a final, em que os jurados convidados pela comissão organizadora irão avaliar as soluções desenvolvidas pelas equipes. Serão avaliados: Solução desenvolvida – Apresentação/ Protótipo, Modelo de Negócios, Mercado e Time. A entrega será em formato de pitch, em que cada equipe terá cinco minutos para apresentar a sua solução.

O evento faz parte do ‘mês da inovação’, com uma série de ações que serão desenvolvidas pela Agência de Inovação e Desenvolvimento em comemoração aos 199 anos de Ponta Grossa.


Galeria de fotos:


Pular para o conteúdo Secured By miniOrange