Nos seus 199 anos, PG se consolida como ambiente propício para negócios inovadores

1 ano atrás em 27 de setembro de 2022 às 14:31, possui 146 visualizações até o momento

Diversas ações focam no fortalecimento do empreendedorismo

A Prefeitura de Ponta Grossa vem investindo constantemente em uma série de ações para promover o desenvolvimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas (MPEs), assim como os microempreendedores individuais (MEIs), além de contribuir para a geração de novas oportunidades de empregos formais. “São diversas ações promovidas pela Prefeitura de Ponta Grossa que contribuem para que a cidade se consolide como um grande polo de desenvolvimento”, afirma a prefeita Elizabeth Schmidt.

Este sucesso pode ser verificado nos importantes índices alcançados pela Sala do Empreendedor.  Entre janeiro e agosto deste ano, a Sala do Empreendedor de Ponta Grossa alcançou a marca de 38.608 atendimentos realizados presencialmente, o que representa um aumento de 18% em relação ao mesmo período no ano de 2021.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, aponta que Ponta Grossa ocupa ainda o primeiro lugar em liberação de crédito entre as cidades acima de 200 mil habitantes, conforme ranking de Microcrédito Fomento Paraná, e o segundo lugar do Paraná. Entre janeiro até o dia 6 de setembro deste ano, a Sala do Empreendedor de Ponta Grossa viabilizou, por meio da Fomento Paraná, em parceria com a Prefeitura, R$ 1,7 milhão em microcrédito, o que representa R$ 400 mil a mais do que o recurso liberado no mesmo período do ano passado.

Os valores movimentados pelos pequenos negócios de PG também são significativos: segundo a prefeitura de PG, microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte de Ponta Grossa – que representam quase 90% do total das empresas existentes na cidade – são responsáveis por movimentar R$ 1 bilhão na economia anual do município.

Além disso, no Ranking de Competitividade dos Municípios, Ponta Grossa aparece na 87ª posição nacional, ganhando nove posições em relação a 2021. Composto por diversos indicadores, organizados em 12 pilares e três dimensões, a melhora do desempenho de PG no ranking se deu, entre outros quesitos, pela melhoria na inserção econômica; assim como inovação e dinamismo econômico.

Conforme Tônia, estes índices são reflexo da criação da Agência de Inovação e Desenvolvimento, no início deste ano, sendo responsável pelo gerenciamento da Sala do Empreendedor e pela implantação de cursos e programas voltados às micro e pequenas empresas locais. “Temos promovido diversas ações para proporcionar um ambiente propício para abertura de negócios. Para isso, temos uma política pública desde o processo de ideação com programas como Decola, Minha Empresa Legal; a facilidade na formalização dos negócios com a Sala Digital e a Sala do Empreendedor nos Cras, projetos que auxiliam no desenvolvimento dos empreendedores, como a aceleradora de negócios Voe, disponibilização de crédito para o desenvolvimento dos negócios. Enfim, prestamos o apoio aos empreendedores desde a formalização até o crescimento de seu negócio, apoiando-os em todas as fases, formando esta cidade de oportunidades que que estamos construindo”, frisa, destacando que a Agência nasceu com papel de fazer conexões, projetos, e principalmente vocacionar para cidade inovadora, que é a função o Vale dos Trilhos, o ecossistema de inovação da cidade.

Empregos formais

Além de todos os indicadores de crescimento dos negócios, Ponta Grossa também vem atingindo bons resultados na geração de postos formais de trabalho. O município está entre as cinco cidades do Paraná que se destacaram no ranking nacional das Agências do Trabalhador, estando entre as cidades que mais colocaram trabalhadores em empregos formais através da intermediação de mão de obra entre janeiro e abril de 2022. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência, filtrados pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. “É esta cadeia de ações que caracteriza uma cidade inteligente com essência criativa”, completa Tônia.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange