Ponta Grossa apresenta política pública de apoio aos pequenos negócios

1 ano atrás em 6 de outubro de 2022 às 17:01, possui 169 visualizações até o momento

A presidente da Agência de Inovação de Ponta Grossa, Tônia Mansani, participou nesta quinta-feira (6), do Encontro de Gestores MEI – região Nordeste, que acontece em Maceió (AL). Tônia apresentou a política pública de apoio aos pequenos negócios desenvolvida pela Prefeitura de Ponta Grossa, no painel ‘Agentes que Transformam’.

No evento, Tônia deu os detalhes sobre a criação da Agência de Inovação e Desenvolvimento como instrumento para fomentar a criação de ambiente de negócios propício para a inovação, o desenvolvimento sustentável e consecução do ciclo virtuoso das políticas públicas. Segundo Tônia, a condução dos trabalhos de apoio aos empreendedores tem como pilares a legalização, simplificação, capacitação e emancipação.

Ela frisou ainda que o trabalho integra o Vale dos Trilhos, política municipal de fomento à inovação, formada por seis eixos, que incluem simplificação e desburocratização, educação e empreendedorismo, comunidade participativa e gestão democrática, entre outros. A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento destacou ainda os programas voltados aos empreendedores, como o Decola, Minha Empresa é Legal, Voe, entre outros, além do atendimento oferecido por meio da Sala do Empreendedor, que disponibiliza também Sala digital e Sala do Empreendedor nos Cras. “São diversas as ações que temos realizado com o propósito de criarmos um ambiente de negócios cada vez mais propício para a abertura, retenção e atração de negócios em diversos segmentos”, explicou.

O resultado é que Ponta Grossa vem ganhando destaque no que se refere à inovação e empreendedorismo – a cidade foi reconhecida como uma das 150 melhores práticas em ODS no Brasil em 2022. Além disso, no Ranking de Competitividade dos Municípios, Ponta Grossa aparece na 87ª posição nacional, ganhando nove posições em relação a 2021. Ponta Grossa também passou a integrar o ranking das 100 cidades mais inteligentes do Brasil, conforme dados da 8ª edição do Ranking Connected Smart Cities, divulgado nesta semana. Esta é a primeira vez que o município aparece entre os 100 primeiros colocados, alcançando a 60ª colocação.

O Encontro de Gestores MEI – região Nordeste tem como objetivo instruir, capacitar e mostrar boas práticas que estão sendo praticadas, com intuito de aprimorar e fortalecer o atendimento das Salas do Empreendedor.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange