CAMINHOS DO AGRO – Prefeitura já recuperou mais de 200 km de estradas rurais

10 meses atrás em 7 de junho de 2023 às 16:37, possui 168 visualizações até o momento

Com a conclusão dos trabalhos na região do Alagados, o programa vai iniciar a recuperação de estradas no distrito de Uvaia

Com investimentos de aproximadamente R$ 12 milhões, o Programa Caminhos do Agro está chegando a marca de 200 quilômetros de estradas rurais recuperadas até agora. O programa é a mais completa ação de manutenção de estradas rurais da história do município, com um total de 1.200 km de vias vicinais que receberão benfeitorias, visando o escoamento da produção rural e a melhoria no tráfego dos moradores da região. As obras consistem no patrolamento, escarificação, cascalhamento e compactação do leito. As ações também contemplam a execução e manutenção dos dispositivos de drenagem, como as caixas de contenção, saídas laterais, bueiros e caixas de dissipação.

Nos primeiros 200 quilômetros executados já foram beneficiadas as regiões do Alagados, onde essa semana equipes estão finalizando os trabalhos essa semana, Itaiacoca (região do Mato Queimado, Conceição, Carazinho e Sete Saltos), Guaragi (Caminho Grande, Tabuleiro, Roxo Roiz e Faxinal Grande) e Taquari (Colônia Gertrudes, Taquari dos Polacos e Colônia Moema).

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, com essa primeira etapa bem executada, a sequência do trabalho de manutenção das estradas rurais nos próximos anos seguirá de maneira mais dinâmica. “A partir dos serviços que estão sendo realizados, será necessária apenas a restauração de trechos pontuais danificados pelas chuvas, a manutenção das caixas de drenagem e saídas d’água e o reforço do cascalhamento em pontos que se faça necessário”, explicou o secretário.

Bruno Costa ressalta que a conservação das estradas rurais é um serviço de rotina, que precisa ter continuidade para que as estradas estejam sempre em boas condições. “Esse primeiro ano de trabalho é o ponto de início dessa transformação, quando executamos as medidas de drenagem, a correção e o abaulamento transversal da estrada, o cascalhamento, a compactação e a sinalização. Dessa forma o Programa Caminhos do Agro vai manter as nossas tão importantes estradas rurais em boas condições tanto no período da safra, quanto para o turismo, o transporte escolar e a circulação de pessoas, levando desenvolvimento e transformando o ambiente de negócios no campo”, afirmou.

Programação

Na região do Guaragi as equipes já recuperaram a Estrada do Tabuleiro, a Estrada do Caminho Grande e a região do Roxo Roiz. A equipe está executando agora os serviços na região da Estrada do Faxinal Grande, seguindo para a Vila Rural do Guaragi, e depois sentido Mato Queimado e Estrada da Cerâmica. Por fim, serão atendidas a Colônia Sutil e a região de Santa Cruz.

Na região de Itaiacoca as equipes já realizaram a recuperação de toda a estrada do Mato Queimado, a estrada da Conceição x Carazinho e a estrada do Carazinho até Sete Saltos de Baixo. Agora o trabalho se concentra nas estradas que dão acesso ao Cerrinho, e em seguida Sete Saltos de Cima. Na sequência, serão atendidas as regiões do Caçador e Roça Velha. Após finalizar as estradas à direita da PR-513, as equipes seguirão para a região do Biscaia, Ribeirão da Cruz, Serras e Antunes.

Na região do Taquari as esquipes realizaram a manutenção das estradas da Colônia Gertrudes, Colônia Moema e do Taquari dos Polacos. Na próxima semana a equipe segue para as regiões da Colônia Dourados e Colônia Trindade. Na sequência serão atendidas as regiões de Conchas Velhas e o Taquari dos Russos.

Na próxima semana a equipe que está finalizando a região do Alagados iniciará os trabalhos na região de Uvaia, começando pela estrada do Agroceres e pelo Lajeado, seguindo sentido a Vila de Uvaia e atendendo as demais estradas da região.


Galeria de fotos:


Pular para o conteúdo Secured By miniOrange