Escolas de PG renovam compromisso com a alfabetização na idade certa

1 semana atrás em 24 de abril de 2024 às 17:21, possui 1717 visualizações até o momento

O Programa Escola Alfabetizada, da Secretaria Municipal de Educação, visa garantir que todos os estudantes estejam alfabetizados aos sete anos de idade

Todas as crianças, ao completarem o segundo ano do Ensino Fundamental, aos sete anos de idade, devem estar alfabetizadas. Este é o compromisso nacional pela alfabetização na idade certa e também é o objetivo do Programa Escola Alfabetizada, da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa. A SME acaba de renovar este compromisso junto a todas as equipes gestoras da Rede Municipal de Ensino, com uma ampla sensibilização das escolas para este objetivo.

As equipes gestoras das 88 Escolas Municipais assinaram o “Compromisso Escola Alfabetizada”, que deve “fornecer um ambiente de aprendizado seguro, estimulante e inclusivo, com equidade de condições, para que todos os estudantes possam adquirir habilidades sólidas de leitura, escrita e comunicação”. A ideia faz parte do Programa Sinapses Criativas, que reúne as ações inovadoras da Educação em Ponta Grossa.

“O Programa Escola Alfabetizada representa o compromisso de cada uma das escolas municipais de Ponta Grossa com a alfabetização na idade certa, aos sete anos de idade. Todas as crianças possuem o direito e nosso objetivo é garantir isso para cada uma, oferecendo as condições necessáriass para que esse aprendizado ocorra, independente de qualquer obstáculo que se interponha entre o aluno e a sua alfabetização”, explica a diretora do Departamento de Educação da SME, professora Izolde Hilgemberg de Oliveira.

Para alcançar este objetivo, que se renova ano a ano com as novas turmas, a SME realiza formações permanentes em serviço com as professoras e equipes gestoras da Rede Municipal, compartilhando experiências e práticas de sucesso ocorridas em cada uma das escolas. O programa envolve o monitoramento constante do processo de alfabetização, formação continuada, aprimoramento das avaliações e ampla atenção para todos os estudantes.

Combatendo a invisibilidade do aluno

“Este compromisso que a Rede Municipal de Ponta Grossa se propôs a realizar é de fundamental importância”, destaca a especialista em Educação Mara Negrão, do Instituto Motriz. A ação, analisa Mara Negrão, permite que “um coletivo de professores possa efetivamente realizar ações que sejam potentes para nossas crianças, conseguindo uma educação de qualidade e na idade certa, que é o objetivo por que todos estão na escola”, disse ela em mensagem aos professores de Ponta Grossa.

“Nós precisamos, sempre, identificar e agir sobre qualquer dificuldade encontrada com os alunos. Compreender de onde vem essa dificuldade e agir sobre ela, conforme a realidade de cada criança. O professor da Rede Municipal de Ponta Grossa não desiste ou deixa de lado aquele estudante que apresenta uma dificuldade e nenhum caso é impossível”, acrescenta a diretora Izolde.

Equipes participaram de dinâmica para sensibilização pela Alfabetização na Idade Certa


Galeria de fotos:


Pular para o conteúdo Secured By miniOrange