CMEIs e Escolas participam de concurso cultural de pintura

10 meses atrás em 14 de junho de 2023 às 17:01, possui 116 visualizações até o momento

Todos os alunos das 156 escolas municipais e CMEIs de Ponta Grossa poderão participar do concurso cultural ‘Vamos Pintar Ponta Grossa’, promovido pelo jornal Diário dos Campos em comemoração aos 200 anos da nossa cidade. As unidades vão receber cerca de 30 mil mapas artísticos, que serão entregues para os estudantes.

O lançamento do concurso foi realizado nesta quarta (14) pelo jornal, em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura. Os primeiros exemplares já começaram a ser coloridos, com a participação dos alunos da Escola Municipal Major Manoel Vicente Bittencourt. Os mapas contêm mais de mil ilustrações sobre locais famosos, personalidades, paisagens naturais e outros elementos tipicamente ponta-grossenses, graciosamente desenhados pelo cartunista Ademir Paixão e organizados pelo seu filho, o designer gráfico Guilherme Paixão.

“Este é um projeto cultural que busca despertar na população um sentimento de pertencimento pela cidade, aumentando o amor por ela e a autoestima do ponta-grossense. E ele também tem outro desdobramento interessante: a união das famílias para pintar e reconhecer os desenhos”, comentou Wilson Oliveira, diretor do Grupo Diário dos Campos de Comunicação – idealizador do projeto.
“O mapa mostra tudo aquilo de bom que nós temos, os ícones que nos representam e representam a cidade. As crianças e os adultos que vão pintar esse mapa vão dar o seu presente de 200 anos para a nossa cidade”, comentou a prefeita Elizabeth Schmidt.
Distribuição
O mapa pode ser retirado gratuitamente na sede do Diário dos Campos (Av. Bonifácio Vilela, 1168 – Jardim Carvalho) e também nas unidades dos parceiros do projeto. Os alunos da rede municipal e estadual, porém, receberão o material nas suas próprias escolas.
“O projeto complementa todas as ações pedagógicas que vêm sido feitas em comemoração aos 200 anos de Ponta Grossa, com as crianças identificando esses locais importantes, personalidades, monumentos e pontos turísticos. Será um apoio a este aprendizado e que poderá ser compartilhado em família, envolvendo a comunidade com a escola”, disse a Secretária Municipal de Educação, Simone Neves.
Para o Secretário Municipal de Cultura, Alberto Portugal, o “Vamos Pintar” expande o conhecimento sobre a cidade. “A gente precisa de cor, entender esses símbolos que fazem a identidade e a cultura de Ponta Grossa, e precisamos que as crianças, acima de todos os públicos, compreendam de onde nós viemos e para onde estamos indo”, avaliou.
Parceiros
O concurso de pintura Vamos Pintar é promovido pelo Grupo Diário dos Campos de Comunicação e conta com o patrocínio do Parque Vila Velha, Unimed, Grupo Barigui, Tintas Vergínia, Lojas MM, Tetra Pak, Fecomércio, Senac, Copel, Sanepar e Itaipu Binacional, além do apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, CBN, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange