Prefeitura oferece cursos profissionalizantes em parceria com o Sesi/Senai

10 meses atrás em 6 de julho de 2023 às 17:09, possui 501 visualizações até o momento

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Agência do Trabalhador, em parceria com o Sesi/Senai, estará oferecendo uma série de cursos profissionalizantes durante o segundo semestre de 2023. Os cursos terão início no mês de agosto, e vão abranger várias áreas de atuação, como panificação, contabilidade e administração, orientação profissional e formação cidadã. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, todos os cursos são gratuitos, no formato EAD e com início no dia 31 de julho, exceto o curso de panificação e formação cidadã que começam já no próximo dia 10 e serão ministrados de forma presencial. “Essa é uma excelente oportunidade para que os trabalhadores consigam se preparar para a busca por vagas de emprego ou mesmo para o crescimento profissional, caso já estejam empregados”, afirmou.

O diretor da Agência do Trabalhador, Adriano Gonsalves, ressaltou que as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet via QRcode publicado no site e nas redes sociais da prefeitura.  “É necessário inserir os dados pessoais, como RG, CPF e endereço. Para alunos com menos de 18 anos, é necessária também apresentação de RG e CPF do responsável legal. Qualquer dúvida pode ser sanada no setor de qualificação profissional aqui na agência”, concluiu.

Assistente de contabilidade

O curso de assistente de contabilidade terá início no dia 31 de julho, com um total de 160 horas. As aulas serão ministradas no formato EAD, com duas turmas, uma à tarde e outra à noite. Os interessados devem ter no mínimo 16 anos.

Auxiliar administrativo

O curso de auxiliar administrativo terá início no dia 31 de julho, com um total de 160 horas. As aulas serão ministradas no formato EAD, com duas turmas, uma à tarde e outra à noite. Os interessados devem ter no mínimo 16 anos.

Panificação

O curso de panificação, que será ministrado de forma presencial, terá início no próximo dia 10, com duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde. A idade mínima para os interessados é de 18 anos. Ao todo serão 140 horas de conteúdo: boas práticas de fabricação e procedimento operacional padrão, segurança alimentar, ingredientes, tipos, funções tecnologias e processos de panificação. O aluno vai aprender também sobre produção de massas salgadas, massas semidoces, massa doce, pães especiais, pães rústicos, acabamento e apresentação na vitrine.

Formação cidadã

O curso de formação cidadã também será ministrado de forma presencial, com um total de 160 horas. Os tópicos abordados no curso serão: ética, cidadania, saúde, segurança no trabalho, empreendedorismo, sustentabilidade, finanças e comercial. O curso terá início no dia 10 de julho e vai até o dia 1º de setembro desse ano. Os interessados devem ter 14 anos ou mais, bem como ter concluído o ensino fundamental e possuir acesso a computador com internet.

Orientação profissional

O curso de orientação profissional inicia dia 31 de julho, também com duas turmas (tarde e noite). A idade mínima para os interessados é de 14 anos. O curso terá um total de 80 horas, com o seguinte conteúdo: aperfeiçoamento em orientação profissional, conceitos iniciais de profissional/profissionalismo, mercado de trabalho ontem e hoje, relacionamento interpessoal e intrapessoal, trabalho em equipe gestão de conflitos, ética no trabalho, testes vocacionais, oratória básica, noções de recrutamento e seleção e elaboração de currículos.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange