Prefeitura institui Práticas Integrativas e Complementares na rede municipal de saúde

8 meses atrás em 4 de agosto de 2023 às 18:57, possui 216 visualizações até o momento

Prefeita ELizabeth e a presidente da FMS, Juliane Dorosxi, durante evento sobre PICS promovido pela 3ª Regional de Saúde na UTFPR

A prefeita Elizabeth Schmidt assinou, nesta semana, o decreto 22.140/2023, que inclui as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) entre os serviços ofertados pelo Município. Os atendimentos serão gerenciados através da recém-criada Linha de Cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária, departamento  integrante da Fundação Municipal  de Saúde. 

“Essa é uma grande conquista para nosso Município, que passará a oferecer atendimentos como, por exemplo, Acupuntura e Auriculoterapia, proporcionando uma atenção ampla e diferenciada à saúde da nossa população”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt. 

De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, já foram iniciados os trâmites para a estruturação dos serviços junto às unidades de saúde. 

“Nossa equipe da Linha de Cuidado em Saúde Mental já está trabalhando para estruturar as atividades e identificar os profissionais da FMS que já possuem formação em alguma Prática Integrativa. Dessa forma, a população poderá, em breve, contar com mais esse serviço sendo disponibilizado nas nossas unidades de saúde”, comenta. 

O que são PICS?

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são tratamentos baseados no modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo pautadas na  prevenção e promoção da saúde.

Entre os tratamentos que fazem parte das PICS estão Acupuntura, Auricoloterapia Fitoterapia, Barra de Acess, Reiki, Florais de Bach, Medicina Tradicional Chinesa, entre outros.
A previsão do Município é de que sejam disponibilizados, inicialmente, tratamentos envolvendo Acupuntura e Auriculoterapia


Galeria de fotos:


Pular para o conteúdo Secured By miniOrange