Ponta Grossa firma parceria pioneira para projetos de cooperação com a Finlândia

7 meses atrás em 13 de setembro de 2023 às 16:51, possui 73 visualizações até o momento

A iniciativa vai proporcionar a implantação de projetos finlandeses nas áreas de Educação e Tecnologia.

A Prefeitura de Ponta Grossa está firmando um compromisso de cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Finlândia (FINNCHAM), que vai beneficiar a cidade em vários setores, como educação, tecnologia e inovação. O protocolo de intenções foi assinado nesta quarta-feira (13) pela prefeita Elizabeth Schmidt, na presença de representantes da entidade que apoia investimentos finlandeses no Brasil.

Ao assinar o protocolo de intenções, a prefeita Elizabeth destacou a importância da parceria, que pode trazer grandes avanços em várias áreas no município. “Estamos felizes em abrir a oportunidade para que os nossos professores e alunos tenham acesso a experiências educacionais bem sucedidas. A educação na Finlândia é uma referência mundial, estando entre as nações com os melhores índices educacionais do mundo. É gratificante receber representantes de fora preocupados com o futuro das nossas crianças, que são o nosso maior patrimônio”, afirmou a prefeita.

De acordo com Gerson Pacheco, diretor de Relações Institucionais da Finncham Brazil, a cidade de Ponta Grossa é a primeira do Brasil a estabelecer esse convênio de cooperação, o que segundo ele vai garantir um grande avanço que começa pela educação, se estendendo a outras áreas também. “A Finlândia é um país que é referência global em vários segmentos. Ela tem os melhores índices não só na educação, mas também na saúde, na indústria, na tecnologia e inovação”, afirmou.

Pacheco explica que o primeiro passo será a implantação de um projeto na área da educação de Ponta Grossa visando a aplicação de métodos inovadores no ensino da matemática. “O ensino da matemática na Finlândia sofreu uma grande revolução com a implantação desses programas. Uma das novidades é que, ao contrário do método tradicional do ensino da matemática, que foca nos fundamentos teóricos; o método finlandês foca na vivência, na observação participativa”, destacou.

Após a assinatura do protocolo de intenções, o próximo passo agora será a realização de um estudo técnico que deverá ser apresentado em até 45 dias após a coleta dos dados/informações necessárias.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange