Projeto Laboratório de Aprendizagem Criativa, de PG, entre os premiados no Prêmio Gestor do PR

7 meses atrás em 28 de setembro de 2023 às 16:54, possui 141 visualizações até o momento

A Comissão Julgadora do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) divulgou, nesta quinta (27) os projetos e cidades premiados na 11ª edição do PGP-PR, em 2023. Entre eles está o programa Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs), da Prefeitura de Ponta Grossa, realizado por meio da Secretaria Municipal de Educação, projeto que envolve inovação, tecnologia e educação.

Das 186 iniciativas homologadas pelo Prêmio, de 59 municípios diferentes, 41 foram contempladas, reconhecendo 26 cidades. A Comissão ainda fará a divulgação dos vencedores nas categorias especiais. A lista com todos os premiados está disponível em https://pgp-pr.org.br/2023/09/28/pgp-pr-divulga-as-cidades-e-projetos-premiados-da-11a-edicao/.

“Nossos parabéns e imensos agradecimentos a todas as professoras, alunos e a todos que estão contribuindo para a realização desta grande ideia que é o LAC. Em apenas um ano, já pudemos ver a imensa transformação que a metodologia aplicada nos laboratórios pode realizar junto aos nossos alunos. Projetos maravilhosos já foram realizados, com total protagonismo de nossos estudantes, que podemos verificar no X Congresso de Educação”, comemora a prefeita Elizabeth Schmidt.

Os Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs) são espaços criados pela Prefeitura de Ponta Grossa para o ensino na área de inovação e tecnologia, dentro das escolas mantidas pela Secretaria Municipal de Educação, contando com identidade, metodologia própria e a chancela do Vale dos Trilhos. São atendidos alunos da rede municipal, de 04 a 10 anos. Em 2023, foram implementados 15 LACs, atendendo 4.454 alunos e 343 professores. A partir de 2024 serão 50 laboratórios nas escolas municipais.

“Estamos realizando uma grande virada para a alfabetização tecnológica em nossas escolas e realizando um grande investimento em tecnologias, metodologias ativas, na preparação de nossas professoras e professores. Os LACs representam um enorme potencial educacional para nossos alunos, o que já pudemos comprovar com os projetos e a melhoria no aprendizado dos estudantes, em diferentes esferas do conhecimento, dentro de nossas escolas”, observa a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.

Os Laboratórios

Os Laboratórios de Aprendizagem Criativa são salas diferenciadas dentro das escolas públicas municipais, que contam com layout e estrutura maker, com identidade visual exclusiva, oferecendo equipamentos e professor específico para a execução de trabalhos envolvendo informática, tecnologias, inovação, língua estrangeira, atividades maker e robótica educacional. O objetivo é iniciar os estudantes nas linguagens inovadoras e contribuir para o conhecimento do aluno e seu aprendizado em todos os campos de conhecimento dentro do currículo escolar.

As escolas participantes dispõem de kits de robótica educacional, que trabalham com os insumos de materiais cartonados, insumos eletromecânicos e eletrônicos, arduínos, leds, interruptores e outros, utilizados conforme a idade escolar, tendo em vista sempre o aprendizado da linguagem computacional, a alfabetização e letramento tecnológico, colocando em prática metodologias ativas.

Prêmio Gestor PR
Com o objetivo de valorizar projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade, o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) seleciona, avalia e premia projetos de destaque no estado. O Prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), detentor da marca Prêmio Gestor Público Paraná.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange