Prefeitura de Ponta Grossa realiza campanha de multivacinação

6 meses atrás em 10 de outubro de 2023 às 16:44, possui 348 visualizações até o momento

Iniciativa é mais uma estratégia para aumentar índices de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, atualizando as carteirinhas de vacinação

Começa neste sábado (14) a campanha de multivacinação em Ponta Grossa. O Departamento de Imunização, vinculado à Fundação Municipal de Saúde, vai ofertar até o dia 28 de outubro um total de 17 vacinas. A iniciativa é mais uma estratégia do Ministério da Saúde para aumentar os índices de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), atualizando as carteirinhas de vacinação.

O objetivo é elevar as coberturas vacinais, reduzindo o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina. Entre os principais imunizantes, além da poliomielite, estão as vacinas contra hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e covid-19.

“Nossas crianças são nossa esperança e nossa garantia de futuro. Cuidar de sua saúde é cuidar de todos nós. É importantíssimo manter atualizado o esquema vacinal de todas as nossas crianças”, enfatiza a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt.

Conforme determinação do Ministério da Saúde, a campanha nacional foi regionalizada. No Paraná, ela começa neste dia 14 de outubro e tem duração de duas semanas. O Dia ‘D’ está agendado para sábado (21), quando haverá grande mobilização.

Em Ponta Grossa, os imunizantes serão aplicados nas 21 salas de vacina espalhadas pela cidade e em ações do Ônibus da Vacina. Serão ofertadas nesta estratégia todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e as vacinas de campanha (covid-19 e gripe, por exemplo).

“Reforçamos que esta é uma campanha de multivacinação para colocar em dia as vacinas que estão atrasadas em crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade”, enfatiza a coordenadora de imunização da Fundação Municipal de Saúde, Stela Godoy.

Caso o responsável tenha dúvida se a carteirinha da criança ou do adolescente está em dia, basta procurar uma das salas de vacina de Ponta Grossa para checagem.

Salas de vacina de Ponta Grossa

Adan Polan (Palmeirinha)
Alfredo Levandovski (Gralha Azul)
Antero de Mello (Rio Verde)