Banho Solidário: CAPS AD orienta pessoas em situação de rua que fazem uso de drogas e álcool

1 mês atrás em 4 de março de 2024 às 18:14, possui 94 visualizações até o momento

Iniciativa funcionará semanalmente no estacionamento do antigo 26 de outubro

Na manhã do último sábado (2), a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG), realizou o projeto “Banho Solidário”. A iniciativa acontecerá semanalmente no estacionamento aos fundos do antigo prédio do Hospital 26 de Outubro. No local, além de outros serviços, as pessoas em situação de rua recebem orientações para combate ao vício em álcool e drogas.

A ação conta, semanalmente, com uma equipe multidisciplinar com assistente social, psicóloga e educadores, com a presença de parceiros como a Agência do Trabalhador, Superintendência de Habitação e Fundação Municipal de Saúde, com servidores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD – álcool/drogas), possibilitando intervenções e encaminhamentos necessários.

Anderson Luiz Collesel, coordenador do Caps- Ad, da Fundação Municipal de Saúde, atendeu no último sábado diversas pessoas em situação de rua. Segundo ele, uma grande parcela deste público é formada por usuários de álcool ou drogas.

“Nossa intenção é divulgar o serviço e oportunizar com que, através de um tratamento voluntário, cesse ou pelo menos reduza o uso destas substâncias, em alternativas de tratamento”, explica o coordenador, ressaltando que o Município conta com serviços de saúde mental que se propõem a acompanhar pessoas que precisam de apoio e tratamento, objetivando a reabilitação psicossocial.

“Contamos com uma equipe multidisciplinar que executa com o interessado um Projeto Terapêutico Singular, que norteia o tratamento do usuário. Oferecemos, dependendo da situação, um sistema de atenção integral, em que a pessoa fica como se estivesse internada para desintoxicação em um período máximo de 14 dias”, explica o coordenador, ressaltando que o Município conta com serviços de saúde mental que se propõem a acompanhar pessoas que precisam de apoio e tratamento objetivando a reabilitação psicossocial.
S.S.S é pessoa em situação de rua, que veio do estado de São Paulo e tem 45 anos. Ela estava no Banho Solidário e contou que era usuária de álcool e drogas, por oito anos consumindo crack. “Perdi família, filhos e bens materiais, como também tive prejuízos financeiros e psicológicos. Estar livre das drogas é gratificante, por isso, considero muito o trabalho feito pela Prefeitura, orientando os usuários para tratamento. As pessoas nesta situação devem ser acolhidas e orientadas, pois o vício em drogas é uma doença e deve ser curada para a pessoa viver dignamente”, disse S.S.S, que contou que estava alugando uma residência e saindo das ruas.
A presidente da FASPG, Tatyana Belo, entende que a situação de rua é um problema gerado por diversos fatores, incluindo o uso de drogas e álcool, cabendo ao Município dar oportunidade de tratamento. “A multidisciplinaridade do Banho Solidário busca maneiras de fazer com que estas pessoas saiam das ruas e retomem o controle de suas vidas. No caso do consumo de álcool e drogas, há um esforço de sensibilizar este público para o devido tratamento”, explica Tatyana, citando a parceria com a Fundação Municipal de Saúde.

Sobre o Banho Solidário

O Banho Solidário conta com estrutura para o banho, roupa limpa, um kit de higiene pessoal com shampoo, condicionador, sabonete, cotonete, fio, pasta e escova dental, pente de cabelo, toalha de banho e, para os homens, aparelho de barbear e toalha de banho. Além disso, um lanche é oferecido aos usuários do serviço.

A iniciativa supre uma demanda de atendimento às pessoas em situação de rua, que são atendidas durante a semana no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua – Centro POP. O Centro Pop funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Nos finais de semana são oferecidos, pela Prefeitura, serviços de abordagem, acolhimento institucional e albergue noturno.

O Banho Solidário volta a acontecer neste sábado (9), das 8h às 11h, no estacionamento de trás do prédio do antigo Hospital 26 de Outubro.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange