Ponta Grossa participa da Smart City Expo em Curitiba 2024

1 mês atrás em 20 de março de 2024 às 10:15, possui 57 visualizações até o momento

Município apresenta 19 iniciativas inovadoras em soluções urbanas inteligentes

Mais uma vez, Ponta Grossa marca presença nos dias 20, 21 e 22 de março a edição brasileira do Smart City Expo Curitiba, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui), apresentando 19 iniciativas inovadoras que refletem o empenho do município em se tornar uma referência em soluções urbanas inteligentes através do Vale dos Trilhos, ecossistema de inovação da cidade.

“A participação da nossa cidade neste evento é uma oportunidade ímpar de compartilhar as boas práticas e o excelente trabalho que estamos realizando em Ponta Grossa. Estamos construindo uma cidade inteligente com essência criativa e inovadora, conectando-nos com o futuro”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, ressalta a importância da presença de Ponta Grossa no evento. “É uma vitrine para mostrarmos ao mundo o compromisso de Ponta Grossa com a inovação, como a nossa Sala do Empreendedor que é considerada referência nacional e a Sala Digital, a primeira do Brasil. Estamos comprometidos em  compartilhar nossas políticas públicas exitosas, afinal uma cidade inteligente é aquela que compartilha e aprende com outras experiências”, diz.

Dentre as ações apresentadas pela Prefeitura de Ponta Grossa, destacam-se a troca completa da iluminação pública por LED, as Sinapses Criativas que transformam a prática da inovação nas escolas municipais, e os Semáforos Inteligentes, sistemas de controles semafóricos com inteligência artificial, capazes de otimizar fluxos de veículos em tempo real, possibilitando a melhoria da fluidez viária da cidade.

Com um estande na área de exposição do evento, a Prefeitura apresentará 19 iniciativas inteligentes, abrangendo diversas áreas como tecnologia, segurança, educação, turismo, meio ambiente, empreendedorismo, entre outras. Essas ações são resultado do trabalho conjunto da Agência de Inovação e Desenvolvimento, secretarias municipais de Educação, Turismo, Segurança e Meio Ambiente, e do ecossistema de inovação Vale dos Trilhos.

O Smart City Expo Curitiba é parte de uma rede mundial de eventos originada do Smart City Expo World Congress, organizado pela Fira Barcelona. Esta será a quinta edição consecutiva do evento na capital paranaense.

Confira abaixo algumas das iniciativas da Prefeitura de Ponta Grossa que serão apresentadas no estande da Smart City Expo Curitiba 2024:

– *Agência de Inovação e Desenvolvimento:*

– Sala Digital