Jovem colombiana participa de projeto social da Prefeitura

1 mês atrás em 26 de março de 2024 às 17:32, possui 155 visualizações até o momento

Iniciativa acontece pelo Programa Voluntariado Global Internacional.

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Ponta Grossa iniciou um projeto piloto do Voluntariado Global Internacional, por meio do Programa Selo Social, da Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social, em parceria com a entidade Casa do Piá, para o ensino de espanhol aos jovens atendidos. Uma intercambista da Colômbia ficará responsável pelas atividades.

Daniela Aristizábal Orozco é da cidade de Medelin, na Colômbia. Ela atua no setor de seguros, sendo bacharel em administração de empresas e com mestrado em negócios internacionais. Daniela passará seis semanas ensinando espanhol aos jovens e crianças atendidos na Casa Piá.

“Estou muito motivada por ter a oportunidade de entregar um pouco de mim e minha cultura para as crianças, dando motivação, abrindo suas perspectivas e dando esperança”, disse a intercambista.

A prefeita Elizabeth Schmidt comenta que esta experiência internacional é muito positiva tanto para os atendidos na Casa Piá como para a jovem colombiana. “A parceria proporcionará uma imersão cultural, fazendo com que os atendidos entendam outras perspectivas de mundo, além de oportunizar que o voluntário estrangeiro vivencie a cidade de Ponta Grossa”, destaca Elizabeth.

De acordo com a secretária da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Belo, serão realizadas oficinas de imersão cultural da língua espanhola, ressaltando a importância de entender a cultura para aprender o idioma, através de oficinas sobre o contexto histórico e cultural na linguagem, geografia, tradições, hábitos, culinária, dança, além do impacto da arte, música e literatura no entendimento do idioma.

“O espanhol é a língua oficial de 21 países. É a segunda língua mais falada do mundo por número de nativos, e a quarta mais falada e estudada do mundo. Será uma experiência única para as crianças e adolescentes da entidade”, afirma Tatyana.

Marina Kloster, responsável pelo Programa Selo Social, comenta que o objetivo é realizar o Projeto em parceria com empresas do Programa para beneficiar as entidades com Termos de Colaboração com a Prefeitura. “Cabe ressaltar que todos os projetos são vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e possuem grande potencial de impacto no mundo. Agora estão em nossa cidade”, finaliza Marina.

Sobre o voluntariado Global:

O Voluntariado Global é uma experiência voluntária em ONGs, Escolas ou Fundações em diversos países.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável x Voluntariado Global:

Todos os projetos são vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e possuem grande potencial de impacto no mundo. Os projetos têm duração de 6 a 8 semanas.

Sobre a Casa do Piá:

A Casa do Piá é uma entidade de proteção social básica que oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, proporcionando aos usuários um espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes. Atualmente a entidade possui Termo de Colaboração com o Município, através da Fundação de Assistência Social, com 130 metas.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange