Prefeitura decreta Situação de Emergência por epidemia de dengue

2 semanas atrás em 12 de abril de 2024 às 23:59, possui 128 visualizações até o momento

Com mais de 6 mil notificações e mais de 1,1 mil casos confirmados de dengue neste ano em Ponta Grossa, a Prefeitura Municipal decretou Situação de Emergência decorrente da doença na noite desta sexta-feira (12).

A medida leva em conta a incidência dos casos confirmados, além dos índices de infestação do mosquito.

Conforme os dados da Fundação Municipal de Saúde, Ponta Grossa está com incidência de 314 casos de dengue para cada 100 mil habitantes.

A medida também se faz necessária para alertar os moradores quanto à obrigatoriedade de manter limpos os quintais, terrenos e edificações e também auxilia o município em compras e contratações emergenciais , caso sejam necessárias. As medidas serão divulgadas no início da próxima semana.

Desde o dia 23 de fevereiro, a Prefeitura realiza mutirões para combater o mosquito transmissor da doença. Foram visitadas até o início da última semana 35.225 residências, removidos 1.685 criadouros e eliminados 2.207 focos.

As ações foram realizadas em regiões como Borato, Palmeirinha, Boa Vista, Costa Rica, Jardim Paraíso, Vila Odete, Jardim Carvalho, Neves, Lagoa Dourada e Olarias.

A Prefeitura também criou novas medidas de ataque para controlar a doença. Um Comitê com 17 instituições, órgãos e entidades foi montado e está trabalhando exclusivamente nesta empreitada. Neste aspecto, a Prefeitura reforça que diversas medidas contra a dengue serão anunciadas pela administração municipal a partir de segunda-feira.

Além disso, a Fundação Municipal de Saúde lembra que abriu três unidades sentinelas para tratamento da doença. Elas atendem a população de segunda à sexta, das 8h às 17h, ao lado dos Terminais Nova Rússia, Oficinas e Uvaranas. A orientação à população é procurar estes serviços a fim de evitar superlotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange