Prefeitura determina novas medidas de combate à dengue em Ponta Grossa

1 semana atrás em 16 de abril de 2024 às 19:17, possui 133 visualizações até o momento

Entre as medidas imediatas estão a montagem de uma tenda na UPA Santa Paula para a triagem dos pacientes, criação de centrais de hidratação em ambas as UPAs, contratação de mais profissionais para o atendimento nas UPAs e Unidades Sentinelas, e a criação de uma canal de denúncias via whatsapp.

A Prefeitura de Ponta Grossa definiu nesta terça-feira (16) novas medidas que serão realizadas no combate à dengue no município. As ações foram definidas durante reunião dos secretários do Comitê de Combate à Dengue, no Gabinete da prefeita Elizabeth Schmidt. Ainda nesta terça-feira (16) está prevista a divulgação do Decreto que autoriza medidas extraordinárias em razão da Situação de Emergência decretada na última sexta (12) pelo Município.

“Estamos aumentando nossa atenção para este problema que atinge todo o nosso país, e vem causando preocupação em todos nós. Não vamos medir esforços para promover ações de combate ao mosquito e, ao mesmo tempo, atender a população acometida pela dengue. Somente com a união de esforços é que vamos vencer essa batalha”, disse a prefeita Elizabeth.

Durante a reunião ficou determinada que uma das ações imediatas será o uso de uma tenda, já montada na UPA Santa Paula para a triagem dos pacientes. Além disso, serão realizadas adequações para a instalação de centrais de hidratação em ambas as UPAs e a contratação de profissionais (médico e enfermeiros) para suprir as demandas necessárias na UPA Santa Paula e Unidades Sentinelas, com a contratação também, em caráter emergencial, de serviços de ambulâncias para o transporte e coleta de exames.

A reunião definiu ainda que os mutirões de combate à dengue serão intensificados, inclusive contando com a participação dos 100 alunos do Curso de Formação da Guarda Municipal e com o uso de drones para a fiscalização em locais de difícil acesso.

Esse trabalho será reforçado também por 50 trabalhadores braçais, que serão contratados através de dispensa de licitação para atuar no recolhimento do lixo acumulado.

De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Priscila Degraf, equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Departamento de Urbanismo também estarão presentes nas ações para a limpeza de terrenos baldios e notificação de proprietários, caso seja necessário.

“A ideia é que ao localizarmos um terreno baldio com mato alto, lixo acumulado ou água parada, o proprietário seja notificado e nossas equipes façam a limpeza do local imediatamente. Por isso, quem tiver terreno em estado de abandono, deve providenciar a limpeza, para evitar notificação e cobrança posterior”, alerta.

A Prefeitura deve criar também um serviço de denúncias via whatsapp, que deverá ser colocado à disposição da população ainda nesta semana. Por meio desse serviço a população poderá enviar fotos e informações sobre possíveis focos do mosquito da dengue.

Todas as medidas são tomadas devido ao alto nível de proliferação do mosquito Aedes Aegypti em Ponta Grossa, o que eleva o risco de propagação da doença bem como o grande número de casos notificados e confirmados na cidade.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange