Evento da FASPG agiliza emissão de Carteira de Identificação para Autistas em Ponta Grossa

2 semanas atrás em 12 de abril de 2024 às 15:36, possui 65 visualizações até o momento

Presidente destaca importância do documento para acesso a serviços e prioridade no atendimento.

Nesta quinta-feira (11), a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Assistência Social (FASPG), promoveu um evento para a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A iniciativa ocorreu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), atendendo a solicitação do Núcleo Regional de Ponta Grossa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família.

Ao todo foram registradas 289 inscrições, com aproximadamente 150 pessoas comparecendo ao evento. Desse total, 87 solicitações de carteirinhas foram realizadas e entregues.

A presidente da FASPG, Tatyana Denise Belo, ressaltou a importância da CIPTEA como um documento digital. “É um documento que facilita a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Normalmente, a solicitação da carteira é realizada por meio de um sistema do Governo do Estado, com um prazo de emissão de cerca de 30 dias. No entanto, no evento desta semana, a identificação foi solicitada remotamente e entregue na hora, desde que todos os documentos necessários fossem apresentados”, explicou.

A CIPTEA proporciona às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) uma forma de acessar serviços com mais facilidade e garantir seus direitos. Isso inclui o acesso prioritário em estabelecimentos privados como supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange