Prefeitura mobiliza equipes para atendimento de ocorrências causadas pelas fortes chuvas

1 dia atrás em 6 de abril de 2026 às 09:03, possui 81 visualizações até o momento

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa mobilizou diversas equipes para o atendimento das situações ocasionadas pelas fortes chuvas desta quarta-feira (1º), que causaram alagamentos em diversos pontos e transtornos ao trânsito e a moradores em residências. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos atuaram no atendimento e na solução dos problemas causados.

Segundo dados da Defesa Civil do Município, o acumulado de chuvas chegou a 56,9 mm em um curto período, conforme registro de uma das cinco estações meteorológicas do órgão na cidade, instalada no bairro de Uvaranas. O volume elevado, aliado à intensidade da precipitação, potencializou o acúmulo de águas pluviais sobre o solo, provocando danos.

Em relação às ocorrências, a Defesa Civil atendeu a sete chamados em residências, todas por alagamentos. Em um condomínio no Núcleo Rio Verde, a queda de um muro afetou sete moradias. Outras ocorrências envolveram alagamentos em vias públicas, que foram solucionados espontaneamente após o escoamento da água, mas que causaram transtornos ao trânsito de veículos e pedestres.

Uma dessas situações foi registrada na trincheira do Jardim Los Angeles, na via sob a PRC-373, que ficou alagada durante o forte temporal. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos identificou a causa: acúmulo de lixo nas galerias pluviais.

As equipes atuaram nos locais afetados ainda durante a quarta-feira (1°) e ao longo de toda esta quinta-feira (02), realizando a limpeza total do local, com retirada de resíduos das galerias e recolhimento dos materiais.

Também foram feitas diversas vistorias a partir de solicitações de moradores, com limpeza e desentupimento de galerias pluviais – entre os locais visitados esteve o Condomínio Real, no Rio Verde, onde o muro se rompeu. Outras intervenções seguirão sendo realizadas nos próximos dias.

Rio Ronda sem alagamentos


Galeria de fotos:


Acessar o conteúdo