Prefeitura entrega pacote de projetos de R$ 9 milhões ao ministro Celso Sabino sobre o turismo de Ponta Grossa

7 meses atrás em 12 de setembro de 2023 às 11:39, possui 324 visualizações até o momento

Liderança do Governo Federal esteve no município nesta segunda-feira para visita técnica nos atrativos turísticos, acompanhado pela prefeita Elizabeth Schmidt e demais autoridades

O ministro do Ministério do Turismo, Celso Sabino, esteve em Ponta Grossa nessa segunda-feira (11), para expor programas da pasta e fortalecer o setor na região. Entre as ações discutidas, foi destaque a entrega de um pacote de investimentos no valor total de R$ 9 milhões, que agrega o projeto de sinalização turística no município, a criação do Centro de Informações Turísticas (CTI) e a implantação de um portal turístico dentro do Parque Campos Gerais. A vinda do ministro é uma articulação do deputado federal, Aliel Machado, em homenagem aos 200 anos de Ponta Grossa.

“Estamos entre os três municípios a receber a metodologia de Destino Turístico Inteligente (DTI) e é a primeira vez que recebemos um ministro do Turismo em Ponta Grossa. É uma honra recebê-lo na semana de 200 anos de aniversário do município e os projetos que entregamos hoje são de grande importância para alavancar o nosso turismo. Celso Sabino está divulgando os nossos atrativos naturais, potencializando o nosso setor desta maneira”, conta a prefeita.

Durante a agenda, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância em fomentar o turismo de Ponta Grossa. “Nós acreditamos no potencial desta cidade e estamos empenhados em colaborar com o desenvolvimento turístico, trazendo emprego e renda para a região, que é uma das áreas mais visitadas do Paraná”, disse.

“Conseguimos recursos importantes do Governo Federal, além de garantirmos a destinação de emendas do nosso mandato para sinalização turística, central e informações e a construção de um Portal do Parque Nacional. Fico muito feliz em contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade e região”, destacou o deputado federal, Aliel Machado.

Foi também realizada visita técnica nos atrativos turísticos locais, sendo o Parque Vila Velha, Buraco do Padre. Ele conheceu, ainda, o Museu de Ciências Naturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Parque Histórico de Carambeí.

“É visto que Ponta Grossa está tendo um crescimento significativo no setor turístico e receber a visita do ministro Celso Sabino é uma importante chave nesse processo. O turismo impulsiona a indústria, o emprego e a economia e temos investido fortemente neste setor. Estamos empenhados em elevar o potencial de toda a nossa cidade para executar um trabalho a nível que nossa cidade merece”, contou o secretário municipal de Turismo, Paulo Stachowiak.

Ainda foram abordados alguns programas de incentivo do Governo Federal, como o Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que proporciona financiamentos com condições diferenciadas a empreendimentos turísticos privados, e o registro no Cadastur, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos.

Celso Sabino foi o terceiro ministro a visitar Ponta Grossa nos últimos meses. Antes dele, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, também conheceram a cidade.

Nova rota aérea

Sobre os investimentos para ampliação de pista e novas rotas aéreas no Aeroporto Sant’Ana, o ministro Celso Sabino afirmou que o Governo Federal anunciou um PAC de investimentos para a região que abrange o crescimento do turismo, onde o aeroporto está incluído. “Hoje temos voos regulares para Campinas e cogitamos entender os voos nacionais para o aeroporto, também expandindo para trazer a linha internacional”, salientou o ministro.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange