Ponta Grossa aplica mais de 4,6 mil doses de vacinas no ‘Dia D’

1 semana atrás em 15 de abril de 2024 às 18:15, possui 152 visualizações até o momento

O ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra gripe em Ponta Grossa atingiu a marca de 4.693 doses aplicadas. O balanço foi divulgado na manhã desta segunda-feira (15) pelo Departamento de Imunização, vinculado à Fundação Municipal de Saúde. Do montante total, 3.830 doses aplicadas foram contra Influenza, 209 contra covid-19 e 654 de vacinas de rotina, colocando em dia carteirinhas desatualizadas.

A data de mobilização ocorreu no último sábado (13), quando Ponta Grossa disponibilizou dez pontos de vacinação para o público-alvo da campanha, incluindo ação do Ônibus da Vacina no Centro.

“Foi um resultado importante e que mais uma vez mostra a adesão do ponta-grossense à campanha contra a gripe. Mas é primordial lembrarmos que, apesar do ‘Dia D’ ter passado, a campanha continua da mesma forma, direcionada ao público-alvo. Disponibilizamos 24 salas de vacinação e o Ônibus da Vacina para atingirmos nossas metas de cobertura”, comenta a coordenadora do Departamento de Imunização, Stela Godoy.

O objetivo em Ponta Grossa é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra a influenza, especialmente crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; e idosos com 60 anos e mais. A Campanha de Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio.

Grupos prioritários

Nesta etapa a vacina segue destinada aos grupos prioritários. Estão elencados para receberem a imunização: crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos.

Também compõem grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários. Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

“A vacinação objetiva minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde”, comenta a presidente da Fundação de Saúde, Priscila Degraf.

Salas de vacinação de Ponta Grossa

Adam Polan (Palmeirinha)
Alfredo Levandovski (Gralha Azul)
Antero de Mello (Rio Verde)