Prefeita Elizabeth Schmidt entrega Centro Municipal da Mulher renovado para a comunidade

1 ano atrás em 23 de setembro de 2022 às 17:37, possui 229 visualizações até o momento

Investimento de mais de R$ 200 mil faz parte do Programa de Reforma e Modernização de Unidades de Saúde do Município

A prefeita Elizabeth Schmidt entregou, na manhã desta sexta-feira (23), a nova estrutura do prédio que abriga o Centro Municipal da Mulher, no bairro Órfãs. O local passou por adequações e melhorias na rede elétrica, banheiros, coberturas, cercas e revestimentos. O investimento é de mais de R$ 200 mil e conta com recursos do Município e emenda impositiva do vereador Julio Kuller. 

Com a conclusão das obras, a Prefeitura expandiu os serviços disponíveis no espaço que também passará a abrigar o Núcleo da Primeira Infância, com fisioterapeutas, nutricionistas, assistente social, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem e dentista. 

A iniciativa é dedicada ao acompanhamento de gestantes e de crianças de até seis anos de idade. Os atendimentos acontecem mediante avaliação e encaminhamento realizado pelas Unidades de Saúde do Município. 

“Esse é um momento incrível para todos nós, pois estamos entregando uma estrutura totalmente modernizada e que passará a oferecer ainda mais serviços para a comunidade, incluindo aulas de pilates para gestantes, tornando Ponta Grossa a primeira cidade do Paraná a oferecer este serviço gratuitamente através do SUS. Trata-se de uma grande projeto que eu tenho certeza que se tornará exemplo para toda a região”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, o projeto de reestruturação do espaço faz parte das iniciativas do Município destinadas ao reforço da rede de saúde municipal. 

“Além de integrar nosso Programa de Reforma e Modernização das Unidades de Saúde, as adequações no espaço físico e a ampliação dos serviços tem como principal objetivo dar suporte ao atendimento da comunidade que busca o nosso sistema de saúde. É uma medida muito importante e que tenho certeza que trará muitos benefícios para toda a população”, aponta. 

Presente durante a cerimônia de entrega do espaço, o chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier destacou o empenho das equipes do Município para viabilizar o funcionamento do local. “Quero parabenizar os servidores da Fundação Municipal de Saúde. A gente fica muito feliz de estar aqui e ver a concretização deste sonho”, diz. 

Para Suelen Alves Dias, a iniciativa do Município é muito importante. Mãe da pequena Sophie, de 02 anos, ela conta que tem contado com o suporte da Prefeitura desde os primeiros meses de vida da filha. 

“A gente faz acompanhamento desde os três meses da vida da Sophie. Começou em domicílio e depois ela passou a ser atendida aqui no Centro da Mulher. É um marco ver todo esse progresso, a estrutura que as crianças vão ter aqui para serem melhor atendidas. É bastante gratificante. Eu como mãe sei como é importante ter estrutura para acolher as crianças e atendê-las, porque pequenas coisas no dia a dia são muito importantes para agregar no desenvolvimento delas”, afirma.  

Núcleo da Primeira Infância

Junto com a renovação do Centro Municipal da Mulher, a Prefeitura promoveu a criação do Núcleo da Primeira Infância, projeto que irá funcionar no mesmo espaço e será dedicado ao atendimento de gestantes e de crianças de até seis anos.  

Segundo a coordenadora da linha de Cuidado Materno Infantil da Fundação Municipal de Saúde, Manon Callaça, o objetivo do projeto é disponibilizar atendimentos que sejam compatíveis com as necessidades dos pequenos.

“Estou extremamente emocionada, pois estamos trabalhando há muito tempo nesse projeto e hoje conseguimos concretizar esse sonho. 

A primeira infância vai desde o nascimento até os 6 anos de idade e essa fase é  extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo e social. Neste período, as crianças precisam de estímulos para que possam se desenvolver de forma plena e o Núcleo foi estruturado para oferecer um atendimento multiprofissional, gratuito e de qualidade para esse público”, explica. 

Pilates

Entre os serviços oferecidos pelo Município no novo espaço, as aulas de Pilates são um marco para a comunidade. Isso porque trata-se da primeira iniciativa dedicada a oferecer aulas gratuitas de Pilates para gestantes através do SUS para gestantes no estado do Paraná. 

Grávida de 38 semanas, Eduarda Cordeiro Gasparelo faz parte da primeira turma do projeto. 

“Gostei bastante da aula. Esse alongamento e todo esse trabalho corporal ajuda principalmente com a dor nas costas que a gente tem por conta da barriga, além de ser importante para ajudar na hora do parto”, conta.


Galeria de fotos:


Pular para o conteúdo Secured By miniOrange