Com investimentos em estrutura e tecnologia, Prefeitura reforça a segurança do Município

2 semanas atrás em 9 de abril de 2024 às 15:53, possui 131 visualizações até o momento

Desde 2021, mais de R$ 18 milhões foram investidos na melhoria da estrutura dedicada à proteção da população ponta-grossense.

Construir uma cidade mais segura para todos. Esse tem sido um dos grandes objetivos da Prefeitura de Ponta Grossa, que tem reforçado as ações de segurança pública e investido em diversas frentes, desde ampliação do efetivo da Guarda Municipal até a utilização de novas tecnologias. Tudo no intuito de promover proteção ainda mais eficiente para a população.

Desde 2021 até agora, foram investidos cerca de R$ 18 milhões em recursos exclusivos para a segurança e que abrangem medidas tais como a modernização do sistema de monitoramento do Município e a ampliação do número de viaturas disponibilizadas para as equipes da Guarda Municipal, além da aquisição de novas armas, uniformes e coletes.

“PG melhor e mais segura. A segurança, assim como a saúde e a educação, é um direito da nossa população. Por isso, temos trabalhado e investido tanto em efetivo como em tecnologia para construir uma cidade ainda mais segura para todos. Estamos promovendo uma verdadeira revolução na segurança pública da nossa cidade e investindo na estrutura da nossa Secretaria de Cidadania e Segurança Pública e da nossa Guarda Municipal, que tem desempenhado um trabalho integrado com as demais forças de segurança de extrema relevância para a proteção dos nossos cidadãos”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

A articulação da Prefeitura destinada à implementação de estratégias mais modernas e eficientes tem surtido efeito nos índices apresentados pela Guarda Municipal. É o que aponta a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, que ressalta a relação entre a ampliação do número de viaturas em campo e os atendimentos realizados pela Guarda nos últimos anos.

“Entre 2021 e 2023, investimos R$ 3,9 milhões e disponibilizamos 21 novas viaturas para o atendimento da comunidade, o que acabou contribuindo para maior eficiência e agilidade nos atendimentos, que foram ampliados neste período. Para se ter uma ideia, em 2020 a Guarda Municipal registrou total de 1.721 ocorrências. Já em 2023, chegamos em 2.442 atendimentos, o que aponta um aumento de 30% nos atendimentos da Guarda Municipal, que agora consegue atuar de maneira muito mais eficiente nos deslocamentos”, explica.

“Na prática, o aumento destes atendimentos trouxe consigo a superação de números importantes para a segurança pública da cidade como, por exemplo, o aumento do número de veículos recuperados, da localização de indivíduos com mandado de prisão em aberto e das apreensões de drogas realizadas pelas equipes da nossa Guarda Municipal”, completa.

Tecnologia
A Prefeitura de Ponta Grossa também investiu pesado nos últimos anos em tecnologia voltada à segurança pública. Atualmente, mais de 200 câmeras, incluindo as disponibilizadas em radares, veículos do Estar Digital e em pontos fixos, compõem o sistema de monitoramento do Município. As imagens geradas são acompanhadas 24 horas por dia e são utilizadas tanto para a verificação de situações suspeitas quanto em investigações criminais.

Paralelo a esse trabalho, o Município ainda conta com o Programa Vizinhança Segura, iniciativa que busca fortalecer a integração entre a comunidade e a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, que tem acesso, através de um termo de cessão, às imagens particulares captadas pelas câmeras particulares de moradores nos bairros e de comerciantes.

“A previsão é de que, no total, contando o que já investimos e os próximos aportes, cheguemos a cerca de R$ 7 milhões de recursos destinados para tecnologia na segurança pública. Para se ter uma ideia, as câmeras dos radares e dos veículos do Estar Digital atuam no trabalho de monitoramento das ruas da cidade”, lembra a secretária.

Equipamentos
Recentemente a Prefeitura investiu cerca de R$ 1,5 milhão em pistolas novas para a Guarda Municipal. Foram adquiridas 100 pistolas Taurus TS9 Grafeno, com um investimento aproximado de R$ 650 mil e mais 57 pistolas Taurus TH 9mm (2022), com um valor próximo de R$ 340 mil. Ela conta que foram compradas também 132 pistolas marca Beretta calibre 9X19mm/ modelo APX Full Size – por meio de parte de emenda do deputado federal Aroldo Martins, no valor de R$ 500 mil.

“Além disso, investimos mais de R$ 1 milhão em armas não letais, R$ 157 mil em munições e R$ 156 mil em armas longas. Desta forma, deixamos os guardas civis municipais devidamente preparados para um melhor atendimento da população, com uma maior segurança do nosso efetivo”, destaca Tânia.

A secretária comenta que os investimentos também ocorreram em uniformes, coletes balísticos e rádios comunicadores. “Contando as licitações em andamento, temos quase R$ 1 milhão investido em coletes a prova de balas. Em radiocomunicadores foram investidos desde 2021 mais de R$ 170 mil, e temos a previsão de mais R$ 2 milhões para a troca de toda a rede de radiocomunicação”, aponta Tânia, que ressalta que aproximadamente R$ 450 mil foram investidos em um estande de tiro para o treinamento dos guardas civis municipais.

Efetivo
O efetivo também é outro ponto de destaque, pois em 2020 a Guarda Municipal contava com 243 servidores, chegando a ficar com 216 devido ao Programa de Demissão Voluntária (PDV). “Com a contratação de 100 novos alunos da Guarda Municipal, que estão em fase de treinamento, alcançamos a marca de 316, registrando um aumento de 23% comparado com 2020”, reforça Tânia, que revela que foram contratados também mais 25 agentes de trânsito.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange