Ponta Grossa divulga o Ranking ‘40+’ de 2023; confira a lista

4 meses atrás em 28 de dezembro de 2023 às 15:53, possui 230 visualizações até o momento

Lista engloba os setores da Indústria, Comércio, Serviços de Transporte e o recolhimento de ISS – Imposto Sobre Serviços.

É com o intuito de valorizar quem mais gera emprego e renda em Ponta Grossa que a Prefeitura Municipal divulga e premia anualmente as empresas vencedoras do ranking ‘40+’. A lista engloba quatro categorias certificadas. O ranking de cada categoria reconhece as dez maiores geradoras de valor adicionado nos setores da Indústria, Comércio e Serviços de Transportes – tributados pelo ICMS no ano base de 2022 – e as dez empresas geradoras do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) no ano de 2023.

A prefeita Elizabeth Schmidt destaca que o reconhecimento é técnico, pois divulga a classificação apoiada em dados reais da economia ponta-grossense.

“Não foi um júri que escolheu essas empresas. Foram os próprios resultados alcançados por elas. Nossa cidade atraiu muitos investimentos nos últimos anos e temos mantido negociações com diversas empresas que demonstraram interesse em investir em nossa cidade, tudo isso graças à política pública de valorização das empresas existentes e à atração de novos empreendimentos, priorizando um ambiente favorável de negócios, baseado na inovação e infraestrutura de primeiro mundo”, enaltece a prefeita.

Dados

O Valor Adicionado (VA), conforme explica o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, é calculado pela diferença entre as vendas brutas e o total dos insumos adquiridos por terceiros.

“É a soma das riquezas geradas por cada setor da economia, que forma o Produto Interno Bruto (PIB), e as 30 empresas reconhecidas neste ano, na categoria Valor Adicionado, representam 52,32% do PIB de Ponta Grossa referente aos geradores de ICMS em 2022”, pontua Grokoviski.

Recentemente, a Secretaria de Estado da Fazenda divulgou os dados para 2024. Ponta Grossa se mantém na 4ª posição do Estado no índice de participação no ICMS, atrás somente de Curitiba, Araucária e São José dos Pinhais, permanecendo como a primeira cidade do interior. É utilizado como referência principal o Valor Adicionado, que é responsável por 65% da formação do índice. Neste quesito, Ponta Grossa saltou de R$ 12,5 bilhões em 2021 para R$ 15,2 bilhões em 2022, alcançando um crescimento de 20,76%. Com isso, a projeção de transferência de ICMS para 2024 atingiu 5% a mais do que em 2023.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, o resultado premia o trabalho incansável do Município pela manutenção da política de valorização das empresas instaladas, propiciando que elas cresçam e aumentem a produção e também pela atração de novos investimentos.

“O resultado aponta a continuidade do crescimento da cidade, do nosso parque industrial que continua a ampliar, nosso comércio está aquecido e a produção agrícola em alta. Tudo isso é reflexo de uma política pública séria, a qual valoriza as nossas empresas e busca atrair novos investimentos, demonstrando que nossa cidade é competitiva, pois além de uma excelente infraestrutura, possui um ambiente de negócios que preza pela desburocratização, valorização de investimentos de altas tecnologias e geração de renda e empregos qualificados”, afirmou a prefeita.

As três primeiras empresas de cada categoria receberão premiações especiais, e as demais qualificadas receberão certificados que estão sendo entregues e ou encaminhados.

Confira as ’40+’ reconhecidas em suas categorias no ano de 2023.

Geração de Valor Adicionado na Indústria

CERVEJARIAS KAISER BRASIL LTDA  – HEINEKEN
TETRA PAK LTDA
AMBEV S.A.
DAF CAMINHOES BRASIL INDUSTRIA LTDA
AGUIA SISTEMAS DE ARMAZENAGEM LTDA
CONTITECH DO BRASIL PRODUTOS AUTOMOTIVOS E INDUSTRI
FRISIA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL
CROWN EMBALAGENS METALICAS DA AMAZONIA S/A
YARA BRASIL FERTILIZANTES S/A
10ºCARGILL AGRICOLA S A

Geração de Valor Adicionado no Comércio

TOZETTO E CIA LTDA
IRMAOS MUFFATO S.A
CONDOR SUPER CENTER LIMITADA
SPAL INDUSTRIA BRASILEIRA DE BEBIDAS S/A
MERCADOMOVEIS LTDA
HAVAN S.A
SUPERMERCADO SUPERPÃO S/A
CHAPADA COMERCIO DE ALIMENTOS EIRELI (SUP. VITOR)
ARCELORMITTAL BRASIL S.A.

BANCO DO BRASIL SA
CAIXA ECONOMICA FEDERAL
ODONTO EXCELLENCE FRANCHISING LTDA
10ºKMM SOLUCOES TECNOLOGICAS S.A.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange